2000 vezes menos? Os chatos da ética explicam

Duas mil vezes menos são muitas vezes menos. A água da torneira custa 2000 vezes menos do que a água engarrafada. Entre as bazucas dos países ricos e o investimento nos países pobres o abismo é igual.

Reserve as quartas-feiras para ler a newsletter de Bárbara Reis sobre o outro lado do jornalismo e dos media.

Quando são enormes, os números tornam-se abstractos (como a distância até à Lua). Quando são constantes, tornam-se transparentes (como os casos de covid). Quando são muitos, tornam-se ineficazes (ao terceiro parágrafo já os misturámos). Quando são redondos, perdem humanidade (o genial W.G. Sebald escreveu sobre a diferença entre 100.000 e 100.001 mortos: quem é aquele último 1? É como dizer que no tsunami do oceano Índico de 2004 morreram cerca de 230 mil pessoas ou dizer que morreram 227.898. Penso logo nos Belón, a família espanhola que sobreviveu e inspirou o filme O Impossível. Se os cinco Belón tivessem morrido, teriam sido 227.903 mortos).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários