As fotografias de Mário Cruz regressam a Portugal, com uma incómoda tonelada de lixo

Uma tonelada de lixo foi despejada no Museu de Lamas, em Santa Maria da Feira. A instalação, criada para o festival BasqueirArt, acompanha a exposição do fotógrafo Mário Cruz sobre a poluição no rio Pasig e quer tornar-se incómoda. O festival começa a 19 de Junho e termina a 22 de Agosto.

world-press-photo,exposicao,santa-maria-feira,ambiente,rios,poluicao,
Fotogaleria
Museu de Lamas
world-press-photo,exposicao,santa-maria-feira,ambiente,rios,poluicao,
Fotogaleria
Museu de Lamas

A avalanche de lixo que produzimos em nossas casas vai entrar no Museu de Lamas, em Santa Maria da Feira, para incomodar e despertar uma “consciência colectiva”. “O que as pessoas vão ver no Museu é normalmente descrito como uma projecção de futuro muito negra. A verdade é que não é nenhuma projecção, é o presente”, defende Mário Cruz, um dos responsáveis pela instalação.

No final de um percurso onde o lixo será impossível de evitar, encontra-se a exposição Living among what's left behind (em português, “vivendo entre o que é deixado para trás") do fotojornalista que, em 2018, retratou o rio Pasig, em Manila, nas Filipinas, onde a acumulação de lixo na água é de tal forma extrema que é possível caminhar sobre os resíduos.

Museu de Lamas
Museu de Lamas
Museu de Lamas
Museu de Lamas
Fotogaleria
Museu de Lamas

“Nós, portugueses, não vemos no dia-a-dia uma pequena parte do problema que encontramos quando visitamos esta exposição. Mas o que se está a passar em Manila afecta-nos, é um problema global”, diz Mário Cruz, premiado duas vezes no concurso World Press Photo, em conversa com o P3. “Em Portugal, procuramos o rio para nos tranquilizar. Nas Filipinas é o oposto. Quando vamos até ao rio Pasig não encontramos tranquilidade. Não vemos água, vemos lixo.”

Impressionado pela realidade que encontrou em Pasig decidiu que a levaria, guardada em fotografias, ao maior número de lugares possível. A exposição, que já passou por Oeiras, Roma, Bruxelas e Macau, atravessa o Atlântico em Setembro para chegar, também, à Colômbia.

“Eu caminhei sobre o rio, nunca pensei que pudesse andar sobre um rio de plástico. Isso transforma qualquer pessoa”, recorda. “Espero que a exposição incomode quem a vir, porque a mim só me interessa a fotografia que incomoda. O ideal era incomodar e transformar.” E, diz, no “caso da poluição ambiental”, a “arte tem um papel determinante nas discussões globais": “O Museu de Lamas, através do Basqueiral, teve a ousadia de aceitar este desafio.” O espaço poderá, ainda, ser em horário nocturno, para um “ambiente mais sombrio”. 

A instalação e exposição são parte do programa BasqueirArt, resultado da colaboração entre o Museu de Lamas e a associação cultural Basqueiro. A sustentabilidade ambiental é o tema escolhido para guiar a edição de 2021, por considerarem que é “uma questão incontornável da actualidade” e defenderem que uma abordagem artística funciona como “um meio de consciencialização e debate de ideias”.

Museu de Lamas
Museu de Lamas
Museu de Lamas
Museu de Lamas
Museu de Lamas
Fotogaleria
Museu de Lamas

Foi por isso que Susana Ferreira, directora do Museu de Lamas, aceitou que “cerca de uma tonelada de lixo” ficasse a decorar diferentes salas do espaço ao longo de dois meses. “Como estamos a viver uma pandemia, tínhamos de arrojar e decidimos apresentar instalações efémeras com recurso a lixo limpo, para motivar uma reflexão e discussão em torno de questões ambientais muito prementes”, declarou à Lusa.

A ala do Museu de Lamas dedicada à arte sacra é um dos cenários das sete criações com resíduos, assinadas por diferentes autores, que ficará coberto por plástico e cartão, mas também têxteis, brinquedos e peças informáticas. Os materiais em fim de vida foram recolhidos ao longo de meses por grupos da comunidade local e devidamente tratados para poderem entrar neste espaço. “Houve lixo que chegou a ir à máquina de lavar, para nunca se colocar em causa a conservação e a preservação do espólio integrado na nossa exposição permanente”, realça Susana Ferreira. 

O programa BasqueirArt funciona como extensão do festival de música Basqueiral, que, desde 2017, se realiza em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro. A edição de 2021, que começa a 19 de Junho e termina a 22 de Agosto, incluirá concertos, sessões de cinema, instalações artísticas, um mural de arte urbana, entre outros espectáculos. Existem opções de entrada livre e outras a preços até cinco euros.

Sugerir correcção
Comentar