WSL: Vem aí a etapa de água doce e ondas perfeitas na Califórnia

É já esta sexta-feira que arranca o Jeep Surf Ranch Pro presented by Adobe. A piscina de ondas de Kelly Slater em Lemoore, na Califórnia, recebe entre os dias 18 e 20 a sexta etapa do Championship Tour (CT) que conta, para já, com a liderança no ranking de Gabriel Medina e Carissa Moore.

surf-jeep,estudio-p,
Fotogaleria
Filipe Toledo (2019) Cait Miers/WSL via Getty Image
surf-jeep,estudio-p,
Fotogaleria
Kelly Slater (2019) Kelly Cestari/WSL via Getty Images

Apresentando um formato diferente de qualquer outra etapa do campeonato, o Jeep Surf Ranch Pro presented by Adobe tem como base um sistema de classificação que recompensa as melhores pontuações nas esquerdas e direitas surfadas pelos atletas. Com água doce, ondas perfeitas, sem prioridades e sem disputa pela melhor posição no pico, em análise estará assim apenas a performance e o desempenho de cada surfista.

Assim sendo, nos rounds 1 e 2 haverá 36 atletas na prova masculina e 18 na feminina e será o seeding a determinar a ordem em que os surfistas entram em acção. Cada bateria conta com seis atletas que podem combinar duas sequências de duas ondas cada. A melhor pontuação das duas ondas (uma esquerda e uma direita) determina a pontuação total de cada surfista no heat. Os dois melhores atletas de cada bateria ganham um bónus de duas ondas extra, bem como os 12 melhores surfistas da prova masculina e 6 da feminina. A piscina tem 700 metros de comprimento, pelos quais se estende a onda, e 150 metros de largura.

Esta é a 3.ª vez que o “quintal” de Kelly Slater recebe um evento oficial da World Surf League (WSL), e o 11 vezes campeão do mundo de 49 anos, já recuperado da lesão, vai fazer parte do lote de surfistas em competição.

De fora, por lesão no joelho, fica Jordy Smith, actualmente no 3.º lugar do ranking mundial. E ainda Julian Wilson que optou por voltar para a Austrália depois dos ISA World Surfing Games, em El Salvador. O bicampeão mundial John John Florence e Kolohe Andino também estarão de fora, ainda a recuperar de lesões graves, e com o foco nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que começam a 23 de Julho.

Durante o Jeep Surf Ranch Pro presented by Adobe, os olhos vão estar postos no actual líder do ranking, Gabriel Medina que venceu as etapas de 2018 e 2019 na piscina de ondas. De perto, terá a concorrência do também brasileiro Filipe Toledo (4.º mundial), vice-campeão nesses mesmos anos nas ondas perfeitas de Lemoore. E claro, não esquecendo Ítalo Ferreira, actual número 2 do ranking, e que corre atrás de uma vitória inédita na Califórnia.

Já Frederico Morais, que está actualmente na 13.ª posição do ranking, - e que em 2018 ficou em 25.º lugar nesta etapa – procura um bom resultado, no sentido de subir na tabela, e estar mais perto do top 5 que vai disputar a finalíssima em Trestles, em Setembro.

No feminino, a havaiana Carissa Moore, actual líder do ranking, e a norte-americana Lakey Peterson foram as vencedoras nas edições anteriores. Já Tatiana Weston-Webb vai tentar superar o 5.º lugar de 2019, aquele que foi o seu melhor resultado na piscina de ondas.

Depois desta 6.ª etapa, há uma pausa no CT para os Jogos Olímpicos. De seguida, o campeonato regressa à água salgada em Agosto, com a etapa do México, pela primeira vez em 15 anos, e em Setembro será Tahiti a acolher a etapa seguinte (com uma prova feminina pela primeira vez desde 2006). A WSL cancelou, no entanto, a etapa do Brasil, prevista para Agosto, em Saquarema. As finais decorrem de 9 a 17 de Setembro, nas ondas de Trestles, em San Clemente, na Califórnia. “Estamos muito orgulhosos por termos sido capazes de agendar um Tour verdadeiramente global para 2021. Começámos a temporada no Havaí e acabámos de concluir uma incrível perna de quatro eventos na Austrália”, referiu o CEO da WSL, Erik Logan.

Consulte o restante calendário do CT:

  • 18 a 20 de Junho de 2021: Jeep Surf Ranch Pro presented by Adobe: Lemoore, Califórnia, EUA 
  • 10 a 20 de Agosto de 2021: Corona Open Mexico presented by Quiksilver: Barra de La Cruz, México 
  • 24 de Agosto - 3 de Setembro de 2021: Outerknown Tahiti Pro: Teahupo'o, Tahiti
  • 9 a 17 de Setembro de 2021: Rip Curl WSL Finais: Lower Trestles, Califórnia, EUA  

Acompanhe todas as novidades do circuito mundial e surf na Onda do Surf powered by Jeep