Vacinação terá evitado 730 mortes e 27 mil novos casos de covid em cerca de cinco meses

Pouparam-se vidas e poupou-se dinheiro. “Chegámos à conclusão que a vacinação, só por via das camas que libertou, poupou cerca de 4,8 milhões ao SNS”, explica o coordenador do projecto Covid19 Insights da Nova IMS e da Cotec.

Foto
Ricardo Lopes

Foi desde o início a mensagem-chave do coordenador da task force para a vacinação contra a covid-19 e também dos especialistas: imunizar os mais velhos permitiria reduzir as mortes e os internamentos provocados por SARS-CoV-2. Em cerca de cinco meses, a vacinação terá evitado 730 mortes e cerca de 27 mil novos casos de covid, além do impacto que também teve na redução dos internamentos. Apesar dos ligeiros aumentos de novos casos registados nos últimos dias, isso não teve, até ao momento, tradução em maior pressão nos hospitais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários