Rankings e notas das escolas, 20 anos depois

As classificações não são toda a liberdade, nem toda a informação, mas, sem elas, uma e outra ficam a perder.

A propósito das classificações escolares, mais conhecidas pela designação de “rankings das escolas”, temos já uma experiência consistente. Foi possível, nestas duas décadas, corrigir, esclarecer, apurar e sofisticar a análise, assim como alargar a informação recolhida. Foi igualmente possível desenvolver os estudos de contexto, isto é, o melhor conhecimento das circunstâncias sociais, económicas, geográficas, institucionais e pedagógicas que ajudam a explicar e a compreender as classificações. Foi ainda possível detectar, aqui e ali, estratégias de pessoas ou de escolas concebidas para influenciar indevidamente as classificações: criar horários nocturnos ou aulas para adultos, inflacionar resultados e até recusar matrículas. Tudo faz parte da realidade de um assunto tão rico como este.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A propósito das classificações escolares, mais conhecidas pela designação de “rankings das escolas”, temos já uma experiência consistente. Foi possível, nestas duas décadas, corrigir, esclarecer, apurar e sofisticar a análise, assim como alargar a informação recolhida. Foi igualmente possível desenvolver os estudos de contexto, isto é, o melhor conhecimento das circunstâncias sociais, económicas, geográficas, institucionais e pedagógicas que ajudam a explicar e a compreender as classificações. Foi ainda possível detectar, aqui e ali, estratégias de pessoas ou de escolas concebidas para influenciar indevidamente as classificações: criar horários nocturnos ou aulas para adultos, inflacionar resultados e até recusar matrículas. Tudo faz parte da realidade de um assunto tão rico como este.