Caos no transporte marítimo trava importações para a indústria
Desde os grandes carregadores às pequenas empresas, passando pelos transitários e empresas de transporte, todos se queixam da prática das grandes empresas de shipping que estão a congestionar portos, a atrasar entregas e a cobrar cinco vezes mais pelo mesmo serviço.
“Estou há 40 anos neste negócio e nunca vi disto”. Jorge Magalhães, director de transporte marítimo da Garland Transport Solutions , empresa do Grupo Garland, um dos maiores grupos nacionais na área da navegação, da logística e dos transportes, descreve assim o caos em que mergulhou a cadeia logística desde Novembro. Foi nessa altura que começaram a faltar contentores disponíveis para o transporte marítimo, que alguns portos mundiais começaram a ficar seriamente congestionados, que os serviços de transporte ficaram significativamente irregulares e que os preços dispararam para duas, três ou cinco vezes mais face ao que era praticado antes da eclosão da pandemia.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Estou há 40 anos neste negócio e nunca vi disto”. Jorge Magalhães, director de transporte marítimo da Garland Transport Solutions , empresa do Grupo Garland, um dos maiores grupos nacionais na área da navegação, da logística e dos transportes, descreve assim o caos em que mergulhou a cadeia logística desde Novembro. Foi nessa altura que começaram a faltar contentores disponíveis para o transporte marítimo, que alguns portos mundiais começaram a ficar seriamente congestionados, que os serviços de transporte ficaram significativamente irregulares e que os preços dispararam para duas, três ou cinco vezes mais face ao que era praticado antes da eclosão da pandemia.