Caos no transporte marítimo trava importações para a indústria

Desde os grandes carregadores às pequenas empresas, passando pelos transitários e empresas de transporte, todos se queixam da prática das grandes empresas de shipping que estão a congestionar portos, a atrasar entregas e a cobrar cinco vezes mais pelo mesmo serviço.

Foto
Reuters/AMIR COHEN

“Estou há 40 anos neste negócio e nunca vi disto”. Jorge Magalhães, director de transporte marítimo da Garland Transport Solutions , empresa do Grupo Garland, um dos maiores grupos nacionais na área da navegação, da logística e dos transportes, descreve assim o caos em que mergulhou a cadeia logística desde Novembro. Foi nessa altura que começaram a faltar contentores disponíveis para o transporte marítimo, que alguns portos mundiais começaram a ficar seriamente congestionados, que os serviços de transporte ficaram significativamente irregulares e que os preços dispararam para duas, três ou cinco vezes mais face ao que era praticado antes da eclosão da pandemia.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar