Cães ladram e salvam donos soterrados por avalanche na Suíça

Duas pessoas caminhavam num trilho na neve, na Suíça, quando foram surpreendidas por uma avalanche. O ladrar dos cães permitiu que fossem salvas.

Foto
Um helicóptero do serviço Rega em Dezembro de 2019 Denis Balibouse/Reuters

Duas pessoas apanhadas por uma avalanche na Suíça foram resgatadas depois de os seus cães terem ladrado para pedir ajuda, atraindo a atenção de alpinistas nas redondezas que conseguiram libertá-los, disse à Reuters, este domingo, o serviço de resgate aéreo suíço Rega. 

A avalanche arrastou o casal que caminhava num trilho no vale de Avers, no sudoeste da Suíça, perto da fronteira italiana e a oeste da estância de esqui de St. Moritz, pouco depois das 15h de sábado, 30 de Janeiro, disse a Rega em comunicado.

“Os cães, que não foram soterrados pela neve, chamaram a atenção para si próprios ao ladrarem alto”, indica o comunicado. “Atraíram a atenção de um grupo de alpinistas que estava a alguma distância no mesmo vale mas que não tinha visto a avalanche.”

Cerca de 15 a 20 minutos após a avalanche, o grupo chegou ao local e viu a mão e uma das vítimas; a outra pessoa foi totalmente soterrada. Ambas foram desenterradas levemente feridas e com ligeira hipotermia. Foram depois levadas de helicóptero para o hospital.

Não se sabe quantos cães estiveram envolvidos no resgate ou de que raças eram.

Sugerir correcção
Comentar