Quando vou poder ser vacinado? Governo lança simulador

Para saber quando é a sua vez, pode preencher o formulário indicando alguns dados como o ano de nascimento, profissão e patologias clínicas.

vacinacao,covid19,coronavirus,sociedade,
Fotogaleria
LUSA/JOSÉ COELHO
vacinacao,covid19,coronavirus,sociedade,
Fotogaleria
Marta Temido segura numa dose da vacina LUSA/JOSÉ COELHO

No dia em que chegaram a Portugal as primeiras 9750 doses da vacina contra a covid-19, o Governo lançou um simulador na Internet que permite responder à pergunta que se segue: quando vou poder ser vacinado? 

A vacinação, voluntária e gratuita, será distribuída por fases e de acordo com uma escala de prioridade. Os primeiros serão os profissionais de saúde, que recebem já a partir deste domingo as primeiras doses da vacina.

Para saber quando é a sua vez, pode preencher o formulário indicando alguns dados como o ano de nascimento, profissão e patologias clínicas. O portal (disponível aqui) mostra a data indicativa para a vacinação.

Paralelamente, o Governo lançou neste sábado um novo site dedicado ao processo de vacinação contra a covid-19. Este espaço pretende esclarecer os cidadãos quanto a todos os detalhes relativos ao processo de vacinação, que começa neste domingo, dia 27 de Dezembro.

A ministra da Saúde, Marta Temido, falou na manhã deste sábado à porta do armazém de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, onde estão armazenadas as vacinas. Aos jornalistas, Marta Temido descreveu este momento como um “marco histórico”, abrindo-se “agora uma janela de esperança”.

Também o primeiro-ministro saudou a chegada a Portugal do primeiro lote de vacinas contra a covid-19, enaltecendo o “extraordinário esforço” da ciência e a “coordenação exemplar” da União Europeia, mas ressalvou que ainda é cedo para baixar a guarda.

Na próxima segunda-feira vão ser entregues mais 70.200 doses da vacina da Pfizer, sendo algumas delas entregues directamente nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.