Hotel português ganha “óscar” mundial dos filmes de turismo

You only love once valeu ao VidaMar, no Algarve, um dos galardões de “Melhor Filme de Turismo do Mundo 2020” pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes Turísticos, um dos “prémios mais prestigiados” do sector.

Fotogaleria

Uma mulher a chorar sozinha numa praia não será a cena de abertura mais tradicional num filme promocional de um resort, mas é assim que arranca You only love once (“Apenas se ama uma vez”, em tradução livre para português), uma história de amor vivida a dois tempos, com um desfecho original e final feliz, claro, que tem como cenário os vários espaços do VidaMar Resort Hotel Algarve, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto à praia dos Salgados, no Algarve.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma mulher a chorar sozinha numa praia não será a cena de abertura mais tradicional num filme promocional de um resort, mas é assim que arranca You only love once (“Apenas se ama uma vez”, em tradução livre para português), uma história de amor vivida a dois tempos, com um desfecho original e final feliz, claro, que tem como cenário os vários espaços do VidaMar Resort Hotel Algarve, uma unidade hoteleira de cinco estrelas localizada junto à praia dos Salgados, no Algarve.

A curta-metragem tem também uma duração mais rara para este tipo de produção: 12 minutos, com produção da Lobby Films & Advertising, direcção criativa e realização de Telmo Martins e argumento do guionista e actor Frederico Pombares. A produção já tinha ganho nove prémios nacionais e internacionais desde Fevereiro em diferentes festivais de cinema e turismo.

Agora, a soma dos galardões valeu-lhe o prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo na categoria de Turismo e Serviços, atribuído pelo Comité Internacional de Festivais de Filmes e Turismo (CIFFT), uma organização mundial que congrega 13 festivais internacionais do sector, incluindo o Cannes Corporate Media & TV Awards, New York Festivals e o português Art&Tur. Estes “óscares” são dados aos melhores de entre cerca de 3500 vídeos de mais de 130 países que competiram em 13 certames.

No sector, este Grand Prix CIFFT Circuit é considerado o “prémio de maior prestígio e de reconhecimento na indústria de marketing de vídeo de viagens”, onde competem os vencedores dos “14 melhores festivais de cinema de turismo do mundo de quatro continentes”, lê-se no site da organização. Os três filmes mais pontuados em cada uma das temáticas nas diferentes competições ao longo do ano são galardoados neste grande prémio final de acordo com a pontuação obtida. O vídeo português venceu com “47 pontos e uma distância de 13 para o segundo lugar”, destaca o resort em comunicado. 

Idealizado e filmado em 2019, maioritariamente no VidaMar Resort Hotel Algarve, a curta-metragem You Only Love Once narra “uma história repleta da magia do reencontro, sob o mote de que devemos voltar aos locais onde fomos felizes”.

“Quisemos desafiar o status quo do que é normalmente a promoção de um hotel e focar-nos no lado emocional, mostrando como abordamos cada hóspede individualmente de modo a fazer com que a sua estadia seja verdadeiramente gratificante”, resume Virgínia Saraiva, vice-presidente do conselho de administração do grupo hoteleiro. “Invocar a saudade e a memória de sítios e momentos de felicidade, homenageando as bonitas histórias de vida e de amor de cada hóspede que já passou pelo hotel é a mensagem principal. A ideia de nos sentirmos em casa, mesmo quando estamos longe dela.”

O galardão, acrescenta a responsável, acaba por ter “uma dimensão ainda mais especial pelo ano tão difícil” que o sector está a viver devido à pandemia. “É uma notícia muito boa não só para nós, como para o Algarve e para toda a indústria hoteleira”, afirma Virgínia Saraiva, defendendo que a distinção mostra “que Portugal é um destino único, com muitas valências, e que os nossos produtos têm um valor que conquista o mundo”.

Inaugurado em 2013, o VidaMar Resort Hotel Algarve integra 260 quartos (incluindo duas suítes), quatro restaurantes, spa, ginásio, um kids club e um espaço exterior exclusivo a maiores de 16 anos, além de piscinas exteriores, cabeleireiro, mercearia, salas de reuniões e espaço para eventos. Depois de ter voltado a abrir portas a 1 de Julho, a unidade hoteleira localizada junto à praia dos Salgados, em Albufeira, encontra-se actualmente encerrada, estando a reabertura prevista para 5 de Março de 2021.

A lista dos melhores vídeos de 2020 pode ser vista no site do CIFFT, sendo que são apenas seis os que conseguiram o Grande Prémio.