Quarentenas nos Açores são inconstitucionais, mesmo se sujeitas a validação judicial

Em causa estavam os novos procedimentos para passageiros que chegavam à região. O Tribunal Constitucional considerou inconstitucional a norma do Governo Regional que decretava as quarentenas e as sujeitava a validação de um tribunal.

Foto
Até Maio, quem chegasse ao território teria de permanecer em confinamento num hotel durante 14 dias rui pedro soares

O Governo dos Açores não pode decretar quarentenas obrigatórias, mesmo com a condição de serem sujeitas a validação judicial. O Tribunal Constitucional (TC) considerou que o governo açoriano violou a Constituição ao aplicar quarentenas, mediante validação posterior em tribunal, no âmbito do controlo à covid-19. Além de o executivo regional não ter competência para tal, a norma foi feita “à margem” da “organização judiciária” e das “competências dos tribunais”, entenderam os juízes do Palácio Ratton, num acórdão da passada quinta-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários