Investigadores com talento procuram-se

Está à procura de uma bolsa de doutoramento? Se sonha em desenvolver um projecto de investigação em que o talento científico é valorizado e acredita que tem algo a oferecer à ciência a sua oportunidade pode estar a chegar.

Foto
D.R.

Com o objectivo de estimular a actividade de investigadores em início de carreira, de qualquer nacionalidade, o Programa de Bolsas de Doutoramento INPhINIT fomenta a investigação inovadora e de excelência em Portugal e Espanha. No total são 65 bolsas de doutoramento abertas a concurso para os investigadores mais talentosos desenvolverem os seus projectos nos melhores centros de investigação e universidades.

Foto

A Fundação la Caixa” e o BPI são os promotores da iniciativa que pretende contribuir para o avanço da ciência e recrutar os melhores talentos a nível internacional, oferecendo-lhes um ambiente atractivo e competitivo para realizar um doutoramento em território português ou espanhol. 

Estimular investigação internacional na Península Ibérica e reter talentos

O Programa de Bolsas de Doutoramento INPhINIT subdivide-se em dois enquadramentos com objectivos diferentes. Por um lado, pretende estimular a internacionalização dos sistemas de investigação em Portugal e Espanha, atraindo talentos internacionais através do subprograma Incoming. Neste âmbito vão ser atribuídas 35 bolsas destinadas às áreas das Ciências da Saúde e da Vida, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incluindo Física, Química e outros domínios científicos baseados em pesquisa laboratorial que pretendam realizar os seus projectos em centros de investigação acreditados com distinções de excelência. O prazo para apresentação das candidaturas a estas bolsas decorre até 4 de Fevereiro de 2021.

Por outro, tem como missão contribuir para a retenção de talento com o subprograma Retaining que contempla 30 bolsas para projectos de doutoramento em qualquer área científica e universidade ou centro de investigação em Portugal e Espanha. Os investigadores podem concorrer até ao dia 25 de Fevereiro de 2021.

Formação complementar em empreendedorismo e carreira

O apoio à investigação prevê também um plano de formação complementar, que inclui sessões vocacionadas para a tecnologia e empreendedorismo, para debater assuntos como a propriedade intelectual, registo de patentes e “spin-outs”, empreendedorismo, entre outros. As temáticas relacionadas com o desenvolvimento profissional e de carreira assumem também especial importância, com uma reflexão profunda sobre as implicações e impacto que os projectos científicos podem ter na sociedade. “O programa de formação interdisciplinar que a Fundação la Caixa” oferece aos bolseiros de doutoramento está focado, entre outras coisas, em tópicos relativos à forma de alinhar a investigação com os valores e necessidades da sociedade, dando particular atenção ao tema da integridade no trabalho de investigação e aos benefícios de um compromisso profissional com o público no processo de investigação”, pode ler-se no site de apresentação do Programa de Bolsas de Doutoramento INPhINIT.

Foto
D.R.

Um novo mundo para a dinamização das carreiras de investigação

Para os investigadores contemplados com este programa de bolsas abre-se um novo mundo de possibilidades e dinamização das suas carreiras, sendo asseguradas todas as condições para a disseminação do seu trabalho científico. Os resultados da investigação financiada são publicados em acesso livre sempre que possível, seja em repositórios institucionais das universidades ou dos centros de investigação, seja em repositórios temáticos das áreas disciplinares relevantes, motivando a multidisciplinaridade e as parcerias de investigação.

A tradição dos programas de bolsas de estudo da Fundação la Caixa”, uma organização espanhola sem fins lucrativos, é já reconhecida mundialmente. Desde 1982, mais de 4.000 jovens talentosos já receberam bolsas para realizar estudos de pós-graduação ou iniciar as suas carreiras como investigadores. Prestígio, fiabilidade e rigor nos processos de selecção, excelente nível académico dos bolseiros e o impulso dado à investigação fazem com que estes programas de bolsas contribuam para o progresso da educação, ciência e cultura.