Os hospitais ainda têm capacidade? Quando chegam as vacinas? Especialistas respondem a Marcelo na reunião do Infarmed

Vários especialistas participaram esta quinta-feira na reunião do Infarmed, abordando questões como a actual situação epidemiológica em Portugal, a capacidade dos hospitais e cuidados intensivos e o início do processo de vacinação contra a covid-19.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa durante a reunião do Infarmed ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Na reunião do Infarmed desta quinta-feira, que juntou vários especialistas para uma análise conjunta da evolução da pandemia de covid-19 em Portugal, o Presidente da República levantou uma série de questões. As medidas específicas por municípios são adequadas? Os hospitais ainda têm capacidade? Quando chegam as vacinas para a covid-19 e como será o processo de vacinação? Haverá uma terceira vaga da pandemia?

Os especialistas começaram por salientar que a taxa de transmissibilidade do novo coronavírus está a descer. No entanto, sem reduzir o número de novos casos por dia, estes poderão manter-se nos milhares durante meses.

O investigador Manuel do Carmo Gomes, da Faculdade de Ciências de Lisboa, afirmou, reafirmando o que já tinha dito ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, que há “uma tendência a nível nacional” de descida do índice R, que determina quantas outras uma pessoa infectada pode contagiar.

Actualmente, o R estará em 1,11 e nos modelos de evolução apresentados no Infarmed, deverá estar em 1 no fim de Novembro e princípio de Dezembro, referiu Carmo Gomes, considerando que não se pode “baixar a guarda, porque à primeira oportunidade, o R volta a subir”.

A questão, apontou, é que mesmo que se consiga uma redução do R para 1, a incidência de novos casos por dia pode manter-se em vários milhares, entrando-se “num planalto do qual não é fácil sair” e que se continuará a reflectir em mais casos de internados e mais mortes.

De acordo com Baltazar Nunes, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o R nacional está “a crescer há 88 dias”, verificando-se uma média diária de 6488 novos casos (calculada com os números efectivos a sete dias), que é “seis vezes superior” ao que se verificou na primeira onda de Março/Abril.

Esta incidência tem tido “uma tendência positiva nas últimas semanas”, indicou, referindo que o tempo que demora a duplicar o número de novos casos diários tem vindo a aumentar.

De acordo com os modelos trazidos à reunião por Baltazar Nunes, “só com uma redução dos contactos na comunidade superior a 60 por cento e uma elevada cobertura do uso de máscara é possível trazer o R para baixo de 1” e mantê-lo aí “por várias semanas”.

Baltazar Nunes salientou que os países europeus que conseguiram baixar o índice de transmissibilidade são os que aplicaram “medidas mais restritivas e apresentam níveis de mobilidade mais baixos”. Portugal está com “níveis de mobilidade mais elevados que estes países”, notou.

Incidência no Norte quase sete vezes superior à de Abril

A região Norte está a registar um abrandamento do crescimento da pandemia de covid-19, mas a incidência ainda é quase sete vezes superior à registada em Abril, segundo um especialista da Faculdade de Ciência da Universidade do Porto.

À semelhança do que acontece no resto do país, as faixas etárias com maior incidência são as da população activa dos 20 aos 49 anos, seguida dos idosos acima dos 80 anos, bem como dos 70 aos 79 anos. “Mesmo no caso dos idosos, a incidência actual é mais do dobro do que aquela que foi atingida no pico de Abril”, salientou Óscar Felgueiras, destacando, porém, que as realidades na região Norte não são absolutamente homogéneas.

Risco de não poder receber todos os doentes nos cuidados intensivos

João Gouveia, presidente da Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva (CARNMI), alertou, por sua vez, que existe o risco de já não se conseguir receber todos os doentes com covid-19 que precisem de cuidados intensivos.

“Neste momento, temos 84% de taxa de ocupação das camas de unidades de cuidados intensivos dedicados à covid-19. Temos o risco de já não conseguir receber todos os doentes que precisem de Medicina Intensiva com covid-19 e esta situação tem uma variedade regional enorme”, afirmou João Gouveia em resposta a uma pergunta de Marcelo Rebelo de Sousa.

O investigador afirmou ainda que há serviços no Norte do país que estão a 113% da sua capacidade e outros que estão com menos noutras zonas do país, entre os 40/60%, lembrando que estes “na verdade, são serviços mais pequenos”. Por isso, o número verdadeiro de camas que está disponível é menor, sublinhou.

Apesar de ainda haver “almofada”, com capacidade de expansão, de poder chegar às 967 camas, João Gouveia mostrou-se preocupado por tal estar a ser feito com “sacrifício da assistência aos outros doentes”.

Uma terceira ou quarta onda

João Gouveia disse também estar preocupado com a questão de “haver ou não uma terceira ou uma quarta” onda, tendo que se conviver com “este vírus durante bastante tempo”.

“Não podemos manter o tipo de expansão que temos agora reactivo porque não é compatível com a actividade médica normal”, vincou. “Resumindo, estou preocupado, não acho que estejamos em situação de catástrofe, ainda, mas estamos já em situação de ruptura”, lamentou o também presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Intensiva.

Segundo João Gouveia, entre Março e Agosto estiveram internados em medicina intensiva cerca de 917 doentes, a maioria homens e “ligeiramente mais novos” do que os doentes internados nas enfermarias gerais.

Segundo o intensivista, quatro em cada cinco doentes (80%), que necessitam durante o seu internamento de ventilação mecânica invasiva, estão bastantes dias ventilados, dez dias em mediana, “o que é superior a uma pneumonia”. Contudo, tem-se conseguido melhorar o tratamento destes doentes, que estão menos tempo internados em medicina intensiva do que estavam no início da pandemia.

Isto tem “muito impacto”, disse, prevendo que poderá atingir-se dentro de dez dias o pico dos casos em cuidados intensivos.

Primeiras vacinações podem acontecer no princípio de 2021

O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) admitiu que as primeiras vacinações contra a covid-19 aconteçam no início do próximo ano, dependendo das autorizações da agência europeia que tutela o sector.

Rui Ivo afirmou que as entregas de vacinas acontecerão em tranches ao longo de 2021 e que poderão estar disponíveis mais de cinco milhões de doses no primeiro trimestre, cerca de oito milhões no segundo trimestre e mais dois milhões no último trimestre do ano que vem.

Rui Ivo indicou que há contratos firmados para quatro vacinas, três das quais (BioNTech/Pfizer, AstraZeneca/Oxford e J&J/Janssen) estão num fase mais avançada de desenvolvimento e para uma outra vacina da marca Sanofi.

Frequentar ginásios ou viver em casas lotadas aumentam risco de infecção

Frequentar ginásios ou viver em casas mais lotadas são factores de risco acrescido de infecção pelo novo coronavírus, ao contrário da utilização de transportes públicos, espaços comerciais e de restauração, revela um estudo divulgado esta quinta-feira por Henrique de Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, durante a reunião de peritos.

O estudo foi realizado, entre 2 de Outubro e 6 de Novembro, na região de Lisboa e Vale do Tejo e envolveu 782 pessoas infectadas com o SARS-CoV-2. Os resultados indicam que uma grande maioria dos infectados disse que ia ao ginásio pelo menos uma vez por semana (96,5%).

“Estar exposto a centros comerciais e a restauração é mais frequente entre aqueles que não desenvolveram a infecção”, referiu Henrique de Barros, que adiantou que “o teletrabalho é claramente e muito significativamente mais frequente entre as pessoas que não desenvolveram a infecção”.

O estudo identificou ainda que as pessoas que trabalham em assistência a idosos e os profissionais de saúde têm claramente um risco aumentado de infecção e, “pelo contrário, os estudantes do ensino superior têm até um risco diminuído, bem como os reformados quando comparados com pessoas activamente a trabalhar”, salientou.

Sucessivas renovações do estado de emergência para “esmagar a curva”

No final da reunião, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que “é necessário renovar o estado de emergência” no imediato, mas advertiu que este é “um desafio que continua para além dos quinze dias, nas semanas subsequentes, nos meses subsequentes”.

“O mesmo significa, com a ponderação adequada, na altura devida, uma predisposição para subsequentes renovações também do estado de emergência, aquelas que forem necessárias para, na expressão dos especialistas, se esmagar a curva e se ter uma evolução que todos desejamos”, acrescentou o chefe de Estado, que já enviou para a Assembleia da República o diploma de renovação do estado de emergência em Portugal por mais 15 dias, de 24 de Novembro até 8 de Dezembro.

“Os números apontam para isso, a tendência aponta para isso, a pressão sobre o internamento e os cuidados intensivos aponta para isso, a experiência do passado recente aponta para isso, o que foi dito sobre o tempo cada vez mais longo que as medidas necessitam para serem eficazes aponta para isso. E, portanto, renovação do estado de emergência”, concluiu.

Sugerir correcção
Comentar