A Binaural Nodar não vai salvar o mundo rural, mas foi distinguida por fixar a sua memória

Associação integra projecto europeu reconhecido com o prémio Europa Nostra pelo trabalho para “preservar e celebrar” o património das comunidades de montanha.

Foto
Luís Costa coordena a Binaural Nodar, associação que se dedica a trabalhar o património cultural e etnográfico da região de Dão Lafões, através das paisagens sonoras, documentação etnográfica audiovisual, da educação e das artes.

Em 2004, quando a Binaural Nodar começou a sua actividade, o ponto de partida foi “a percepção de um mundo rural que estava a ser reduzido a meia dúzia de chavões como o artesanato, os ranchos folclóricos e poucos mais”, introduz o coordenador da associação, Luís Costa. “Havia uma série de apectos que estavam escondidos” e aos quais era preciso retornar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção