A ONU faz 75 anos e pergunta: em que mundo queres viver?

O concurso #TheWorldWeWant recebeu mais de 50 mil imagens oriundas de fotógrafos de 130 países. Foram seleccionadas 75 (incluindo uma do português Rui Farinha) que integram agora uma exposição virtual que "ilustra uma vontade colectiva de proteger, curar e regenerar" o planeta.

Ling Ling, Birmânia
Fotogaleria
Ling Ling, Birmânia

Em que mundo desejamos viver? Esta foi a pergunta que a Organização das Nações Unidas (ONU), que celebra este sábado 75 anos, colocou aos cidadãos de todo o mundo sob a forma do concurso fotográfico #TheWorldWeWant. A colecção das 75 melhores fotografias recebidas – seleccionadas de um conjunto de mais de 50 mil de 130 países – pode ser vista agora numa exposição online. E inclui uma de um português: o fotojornalista Rui Farinha. "O conjunto das imagens forma um manifesto visual que ilustra uma vontade colectiva de proteger, curar e regenerar o nosso planeta", refere a ONU em comunicado. E revela também que existe muito mais a unir-nos do que a separar-nos, como se pode ver ao observar a selecção de 30 imagens que o P3 fez.

Os fotógrafos também partilharam os seus desejos para o mundo. Zulqarnain Tiwana, do Paquistão, por exemplo, deseja "um mundo onde as crianças possam crescer com luz nos olhos e esperança no coração”. Paz, dignidade, igualdade e saúde são direitos que a ONU considera fundamentais para todos os que habitam este planeta.E tu, o que desejas para ti e para as gerações vindouras? Em que mundo gostaria de viver?

Jevgenijs Scolokovs, Letónia
Rui Farinha, Portugal
Md Ismail, Bangladesh
Aivi Eller, Estónia
Darya Skala, Bielorússia
Demet Özer Yakut, Turquia
Emmanuel Obuobi, Gana
Nataliya Sevriukova, Ucrânia
Fredrik Stenmark, Malásia
Asim Ijaz, Paquistão
Jeffrey Kieffer, Suécia, fotografia tirada na Islândia
Graham Gall, Austrália
Kate Omely, Rússia
Katharina Imhof, Alemanha
Kevin Ochieng, Quénia
Kreative Kwame, Camarões
Antonio Herrera, Colômbia
Lety Liza, Indonésia
María Azpiroz de Achaval, Argentina
Maxime Pontoire, França
Kyunghwa Lee, Coreia do Sul, fotografia tirada na China
Mohammad Moheimani, Irão
Nelson Gbeve, EUA
Nur'Din Musa, Nigéria
Joe Shelly, Uganda
Tadiwa Nashe, Zimbabwe
Victorino García Calderón, Espanha
Rennan Peixe, Brasil
Tarek Herichi, Tunísia
Zulqarnain Tiwana, Paquistão