Trump reanima os seus apoiantes, Biden volta a falar para o país

O segundo e último debate entre os dois principais candidatos à Casa Branca ficou marcado por um tom menos crispado do que o primeiro. Mas os ataques foram duros e confirmaram as visões radicalmente diferentes que os eleitores têm à sua frente.

Trump conteve-se e Biden não entusiasmou no último frente-a-frente antes da noite eleitoral Reuters

Numa altura em que os votos de quase 50 milhões de eleitores nos EUA já chegaram aos sítios onde vão começar a ser contados, na noite de 3 de Novembro, Donald Trump e Joe Biden tiveram uma derradeira oportunidade, esta madrugada, para mudarem as opiniões de uma fatia do eleitorado cada vez mais pequena.

Num cenário como este, e a apenas 11 dias da grande noite eleitoral de 3 de Novembro, era difícil que o segundo e último debate entre os dois principais candidatos à Casa Branca fosse decisivo, mesmo que um deles tivesse saído como o grande vencedor.

É verdade que o Presidente dos EUA superou as expectativas em relação ao primeiro debate, mas a sua prestação mais contida e disciplinada foi, em parte, neutralizada por um adversário igual a si próprio: longe de entusiasmar, Biden também não cometeu erros e falou mais vezes para o país (para todo o país, republicanos e democratas), e isso pode bastar para um candidato que lidera nas sondagens nacionais e em muitos estados que vão ser decisivos para a eleição.

Depois de um primeiro debate caótico, em que a discussão sobre os assuntos que interessam aos cidadãos dos EUA foi substituída por um festival de interrupções e ofensas pessoais, não era difícil que o debate desta madrugada fosse melhor.

E foi isso que aconteceu. Comparado com o debate em Cleveland, no Ohio, o frente-a-frente em Nashville, no estado do Tennessee, chegou a ter momentos em que a campanha eleitoral de 2020 parecia ter sido teletransportada para uma época menos conflituosa. Mas só à superfície.

Pandemia alterou tudo

Logo nos primeiros momentos do debate, Trump e Biden falaram sobre a pandemia de covid-19 como se estivessem em mundos diferentes.

O Presidente dos EUA repetiu a sua mensagem de que a crise de saúde pública está a caminho de ser controlada, com o aparecimento de uma ou mais vacinas “nas próximas semanas” – um prazo que nunca foi confirmado por nenhuma das equipas envolvidas nas investigações, nem pelas próprias autoridades de saúde do país.

E a sugestão de que a pandemia está controlada não podia ter sido feita numa noite menos indicada para declarações de vitória – quase ao mesmo tempo, soube-se que foram registados mais de 74 mil novos casos de infecção nos EUA nas últimas 24 horas, o segundo valor mais elevado desde o início da pandemia.

No tema que é provavelmente o mais difícil para a candidatura de Trump, Biden demarcou-se do seu adversário e apresentou-se com uma mensagem forte: “Quem é responsável por tantas mortes não deve continuar a ser Presidente dos Estados Unidos da América. Eu vou pôr fim a isto. Farei com que tenhamos um plano.”

Depois de ter começado a cair nas sondagens logo após o primeiro debate, a 29 de Setembro, Trump estava pressionado a dar outra imagem ao eleitorado – não à sua base de apoio mais fervorosa, que estará ao lado dele aconteça o que acontecer, mas principalmente a uma fatia de eleitores que, não desgostando das suas políticas, começavam a ficar cansados da sua postura. 

E o Presidente dos EUA mostrou que também consegue ser um candidato disciplinado, à imagem do que aconteceu no último debate com Hillary Clinton, na campanha eleitoral de 2016. O seu grande problema, em 2020, é que perdeu o elemento de surpresa – desta vez, terá mais dificuldade para ganhar os votos de quem esteve disposto, há quatro anos, a dar-lhe o benefício da dúvida.

Para Biden, a liderança nas sondagens e a trégua da ala progressista do Partido Democrata, numa aliança comum anti-Trump, fazem com que a sua tarefa seja um pouco menos complicada. E se aos olhos dos apoiantes de Trump ele será sempre um candidato fraco seja qual for a sua prestação nos debates, aos olhos do Partido Democrata só tem de continuar a ser o que tem sido: pouco entusiasmante, mas mais confiante e desenvolto do que nos debates nas eleições primárias.

Hunter Biden presente

O trabalho da moderadora do debate, Kristen Welker, da NBC News, estava à partida mais facilitado do que o de Chris Wallace no primeiro debate. Enquanto o jornalista da Fox News teve de lidar com um Donald Trump apostado em não deixar falar o seu adversário, Welker teve à sua disposição – por intermédio de um colega escondido nos bastidores – um botão para cortar os microfones dos dois candidatos. O facto de esse botão existir fez com que Trump e Biden se mantivessem, na maioria das vezes, dentro dos limites de um debate civilizado.

Apesar de ter conseguido manter os dois candidatos focados nas suas perguntas, Kristen Welker seguiu a mesma linha de Chris Wallace e não confrontou os candidatos – em particular Donald Trump – com declarações erradas ou falsas. 

O Presidente dos EUA tinha uma última oportunidade para colar a Joe Biden o rótulo de corrupto perante uma audiência nacional. Mas as acusações que lançou, sobre o suposto enriquecimento do filho do candidato do Partido Democrata, Hunter Biden, em negócios na Ucrânia e na China, dificilmente são credíveis fora da bolha dos seus apoiantes – em Setembro, os próprios senadores do Partido Republicano disseram que não encontraram provas de que Biden tenha feito algo reprovável quando foi vice-presidente dos EUA; e o procurador-geral, William Barr, também já disse que nem Biden nem Obama são alvos de qualquer investigação criminal.

Biden na defensiva

A caminho do fim do debate, quando os assuntos em discussão eram a política de imigração e o combate à criminalidade, Trump lançou o seu ataque mais eficaz da noite, acusando Biden de nada ter feito nos oito anos em que foi vice-presidente dos EUA.

“Cometemos um erro”, disse Biden, sobre alguns aspectos das políticas de imigração da Administração Obama. “Demorámos muito tempo a acertar. Mas eu vou ser o Presidente dos Estados Unidos, e não o vice-presidente dos Estados Unidos”, concluiu, numa crítica indirecta ao Presidente Barack Obama.

Até ao dia da eleição, é provável que a campanha de Donald Trump tente capitalizar uma declaração de Biden sobre o combate às alterações climáticas, através de anúncios televisivos e discursos em estados como a Pensilvânia.

Ao comprometer-se com uma transição, a longo prazo, para as energias renováveis – como parte de uma nova agenda para o combate às alterações climáticas e em coordenação com o Acordo de Paris –, Biden foi acusado por Trump de querer “acabar com a indústria do petróleo”, que é o sustento directo e indirecto de muitas famílias em estados que podem decidir a eleição.

“Foi chocante ver Joe Biden a prometer acabar com a indústria do petróleo, o que destruiria milhões de postos de trabalho e daria cabo da economia”, disse o director de comunicação da campanha de Trump, Tim Murtaugh, citado pelo New York Times. “E deu para ver que Joe Biden percebeu que cometeu um erro grave quando disse aquilo.”

Sugerir correcção