Gui Aly: o “diamante em bruto” vencedor do EDP Live Bands 2020

Descobriu há dois anos que sabe cantar, escrever e compor. Agora, com 19 anos, é o vencedor da 7.ª edição do maior concurso de bandas de garagem do país.

Gosta de andar de skate, já jogou futebol federado, escreve poemas. Há dois anos, e porque uma prima reparou, descobriu que a sua voz era, afinal, um instrumento. Investiu nesse talento, mas cedo descobriu que era preciso mais. Não perdeu tempo: aprendeu a tocar guitarra. Agora, com 19 anos, Gui Aly soma mais uma particularidade ao seu perfil. Neste caso, tratar-se-á mesmo de um marco: dos 354 candidatos que se inscreveram, dos 40 semifinalistas que foram a concurso e, finalmente, dos seis finalistas que actuaram este sábado, 10 de Outubro, no Campo Pequeno, em Lisboa, foi ele o vencedor da 7.ª do EDP Live Bands

A competir com bandas já com largos anos de experiência, foi incrédulo e emocionado que o músico e compositor subiu ao palco, depois de anunciado o seu nome como vencedor. “Não sei mesmo o que sentir, nem sei mesmo se isto é real. Alguém que me belisque”, são as primeiras palavras de Gui Aly, que levou à final os temas “Toxic Love” e “Away”. 

O cantautor, que se apresenta apenas com voz e guitarra acústica, terminou recentemente o 12.º ano e o futuro será, certamente, como deseja: “Cheio de música”. É que, para casa, Gui Aly leva algumas garantias: um álbum editado pela Sony Music Portugal, um videoclip, a actuação nas edições de 2021 dos festivais NOS Alive, em Lisboa, e Mad Cool Festival, em Madrid, e ainda a possibilidade de realizar quatro showcases em lojas FNAC, de todo o país. 

Foto
Gui Ali, vencedor do EDP Live Bands' 20 D.R.

Natural de Lisboa, escreve poemas desde o quinto ano de escolaridade, tendo, a par da sua iniciação musical, passado a escrever em inglês, idioma em que canta. No palco, agradeceu ao primo — outro primo — referindo que, sem ele, nada disto teria acontecido. Quisemos saber mais: “Ele viu um vídeo que gravei em casa a cantar a minha música “Toxic Love” e decidiu partilhar no Twitter porque sentiu que eu tinha talento”, lembra. A publicação teve tanto sucesso que chegou aos tópicos tendência desta rede social em Portugal. 

Eram quatro os critérios para a avaliação dos finalistas: performance musical, vocal, em palco e originalidade. Gui Aly destacou-se em todos, o que acabou por facilitar o trabalho aos seis jurados. Apesar dos talentosos candidatos, a escolha acabou por ser “unânime”, revela Teresa Loreto, jurada e da Direcção de Marca da EDP, que descreve o jovem lisboeta como um “diamante em bruto”.

Hélio Morais, co-fundador e membro das bandas Linda Martini e PAUS, autor do recém-lançado projecto a solo Murais, e convidado especial do júri do EDP Live Bands, será o responsável por produzir o álbum de Gui Aly. “O papel do produtor é conseguir extrair o melhor do artista que tem à sua frente, sem castrar a sua criatividade, sem penhorar a sua visão”, explica.

No caso deste “diamante em bruto”, aquilo que nunca se deverá ofuscar, considera, é a sua voz: “É inacreditável. Ele começa a cantar e o foco vai todo para aí”, diz, ressalvando que o seu papel, como produtor, passará por ajudar Gui Aly “a concretizar aquilo que ele tem em mente, da melhor forma possível.”  

Apesar dos contornos impostos pela COVID-19, Teresa Loreto faz um balanço “muito positivo” desta 7.ª edição. “Estamos muito felizes. Este ano tivemos mais concorrentes do que no ano passado, mais 9% face ao ano passado. É sinal de que as pessoas querem participar e de que estão ávidas de fazer coisas diferentes.”

EDP Live Bands 2020 D.R.
Actuação dos PAUS D.R.
EDP Live Bands 2020 D.R.
Finalista EDP Live Bands 2020 D.R.
Finalista EDP Live Bands 2020 D.R.
Vencedor do EDP Live Bands 2020 D.R.
Finalista EDP Live Bands 2020 D.R.
Finalista EDP Live Bands 2020 D.R.
Finalista EDP Live Bands 2020 D.R.
Actuação dos PAUS D.R.
Actuação dos PAUS D.R.
Juri EDP Live Bands 2020
Actuação Yazz e B-mywingz, a dupla vencedora do EDP Live Bands 2019 D.R.
Fotogaleria
EDP Live Bands 2020 D.R.

A realidade é que, apesar da pandemia, só nesta última etapa é que foi necessário fazer mudanças. “O concurso em si já é digital, portanto nesse formato não tivemos de fazer alterações”, explica a directora de marca. Assim, ao invés de um grande público, o evento decorreu de porta fechada, contando apenas com a presença de familiares e amigos dos finalistas, repartidos por mesas espalhadas pela sala de espectáculos. Para os que fisicamente não puderam estar presentes, o evento foi transmitido no Youtube da EDP. E não ficaram a perder: durante a transmissão em live streaming, a EDP ofereceu, através de um passatempo, três bilhetes duplos para o NOS ALIVE’ 21 aos espectadores do evento. 

Além disso, a utilização de máscara foi obrigatória em todo o evento, foram colocados sinais de circulação no chão e dispensadores de álcool gel.

A final da EDP Live Bands 2020 contou com a actuação dos seis finalistas: Frane Selak, escolhido pelo público, Bosque, Gui Aly, Pedra Mestre, Vila Martel e Zanibar Aliens, os cinco seleccionados pelo júri, constituído pela EDP e pelos parceiros Sony Music, Everything is New, FNAC Portugal, rádio RADAR e o músico convidado Hélio Morais.

Showcase de Gui Aly no PÚBLICO

Gui Aly, vencedor da 7.ª edição do EDP Live Bands, estará dia 27 de Outubro no Auditório do Público para cantar e falar com o jornalista Nuno Pacheco, numa sessão transmitida em live streaming mas, devido à pandemia, sem público presente. Assista em directo, às 15h, no Facebook do Público