Dentro do ovo, saído da casca

Pouco se compara a um bom ovo estrelado, aos doces conventuais carregados de gema ou à finura de um ovo poché. Ainda assim, há quem considere que o ovo é pouco valorizado face à qualidade que tem. Neste Dia do Mundial do Ovo, vamos aos bastidores de um dos alimentos mais completos e universais.

fugas,
Fotogaleria
Diogo Ventura
fugas,
Fotogaleria
Diogo Ventura
fugas,
Fotogaleria
Diogo Ventura

Todos os anos, assim que chega o Inverno, dona Salete replica: “A vizinha fechou-as e elas deixaram de pôr ovos. As minhas andam cá fora e, mesmo com o frio, continuam a dar.” É a experiência popular no Douro, onde a fartura de água e de verdura dita o prolongamento da produção caseira, rejeitada com veemência pela indústria não só para se defender (sim, os ovos caseiros ainda são uma importante concorrência) como para evocar a importância das condições de higiene e segurança a que deve estar submetido o produto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção