Camané e Mário Laginha, fado e magia na programação de Setembro em Coimbra

Programação pluridisciplinar arranca na quarta-feira e trará à cidade nomes como Noiserv ou Tó Trips e concertos como uma apresentação comemorativa do centenário de Amália Rodrigues.

Foto
Camané e Mário Laginha apresentarão a 11 de Setembro o disco Aqui Está-se Sossegado Kenton Thatcher

Concertos de Camané & Mário Laginha e d’​Os Quatro e Meia ou fado e magia são alguns dos eventos em destaque na programação do mês de Setembro do Convento São Francisco, em Coimbra.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Concertos de Camané & Mário Laginha e d’​Os Quatro e Meia ou fado e magia são alguns dos eventos em destaque na programação do mês de Setembro do Convento São Francisco, em Coimbra.

O município de Coimbra refere, em comunicado enviado esta segunda-feira à agência Lusa, que, no típico mês de rentrée daquele complexo cultural, apresenta “uma programação diversificada e para todos os gostos”.

Programação que começa na quarta-feira, pelas 21h30, na antiga igreja, com algumas criações do “Dar a Ouvir. Paisagens sonoras da cidade”, nomeadamente a performance “97.200 Anos”, de Luís Antero, Luís Pedro Madeira e Quiné Teles. Luís Antero regressa nos dois dias seguintes, pelas 18h30, com o passeio sonoro “Sons da Isabel”.

Também na sexta-feira tem início a terceira edição do “Cem Portas”, um evento que “celebra a entrada na nova temporada, com uma programação intensa, centrada, sobretudo, na música e nas artes performativas e visuais”.

Na área da música, os destaques vão para o Pulsat Percusssion Group (sexta-feira, 21h30, antiga igreja do Convento), o Fado ao Centro (sexta-feira, 23h00, Caixa de Palco), Noiserv (domingo, 18h30, Caixa de Palco) e Tó Trips (domingo, 19h30, Café-Concerto Coimbra). As artes visuais, por sua vez, incluem um cine-concerto realizado pelo serviço educativo da Casa da Música (sábado, 21h30).

O fim-de-semana marca o encerramento da programação do já mencionado “Dar a Ouvir”, projecto desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube em co-organização com o município de Coimbra, que é composto por instalações sonoras de vários criadores.

A 11 de Setembro, Camané & Mário Laginha apresentam o disco Aqui Está-se Sossegado, no grande auditório do Convento São Francisco, pelas 21h30. O álbum conta com cerca de 20 temas do fado tradicional, do repertório de Camané e alguns inéditos compostos por Mário Laginha. A programação musical prossegue no dia 22 (21h30), com um concerto d’​Os Quatro e Meia, que apresentarão o álbum O Tempo Vai Esperar.

Nos dias 18 e 19, a magia instala-se no Convento São Francisco com os Encontros Mágicos de Coimbra 2020 e as galas do 24.º Festival Internacional de Magia de Coimbra (21h30, grande auditório).

Entre os dias 25 de Setembro e 5 de Outubro, realiza-se a terceira edição do festival Correntes de Um Só Rio, que junta o fado, a música e as guitarras de Coimbra num evento que reúne mais de uma dezena de espectáculos, uma exposição temática e oficinas. “100 anos de Amália” (25), “Corações ao Alto” (26), “Cantos do Rio e da Noite, 25 anos” (27), “Coimbra é uma Mulher” (28) e “​V Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra” (30) são alguns dos espectáculos agendados.

A programação de Setembro chega ao fim no dia 30 com a abertura da exposição de desenhos “Toledo”, de Tânia Carvalho, que vai estar patente até 29 de Novembro no project-room do Convento São Francisco.