Um terço dos estudantes continua a entrar no secundário com negativa a Matemática

Esta disciplina é a excepção num cenário global de melhoria dos resultados no 3.º ciclo. Mas o Ministério da Educação reconhece que em algumas disciplinas, “nomeadamente a Matemática”, persistem “níveis de insucesso preocupantes”.

Foto
“Há muitos alunos que chegam ao final do 3.º ciclo tendo já ‘desistido’ da Matemática”, diz Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Professores de Matemática PAULO PIMENTA

Em sete anos, o número de estudantes que acabam o 9.º ano e passam para o ensino secundário com negativa a Matemática aumentou dez pontos percentuais: 33% dos alunos entram no 10.º ano sem terem tido aproveitamento à disciplina. Este resultado significa uma excepção num cenário de melhoria dos resultados do 3.º ciclo que é revelado por um relatório da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em sete anos, o número de estudantes que acabam o 9.º ano e passam para o ensino secundário com negativa a Matemática aumentou dez pontos percentuais: 33% dos alunos entram no 10.º ano sem terem tido aproveitamento à disciplina. Este resultado significa uma excepção num cenário de melhoria dos resultados do 3.º ciclo que é revelado por um relatório da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).