Um terço dos estudantes continua a entrar no secundário com negativa a Matemática

Esta disciplina é a excepção num cenário global de melhoria dos resultados no 3.º ciclo. Mas o Ministério da Educação reconhece que em algumas disciplinas, “nomeadamente a Matemática”, persistem “níveis de insucesso preocupantes”.

Foto
“Há muitos alunos que chegam ao final do 3.º ciclo tendo já ‘desistido’ da Matemática”, diz Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Professores de Matemática PAULO PIMENTA

Em sete anos, o número de estudantes que acabam o 9.º ano e passam para o ensino secundário com negativa a Matemática aumentou dez pontos percentuais: 33% dos alunos entram no 10.º ano sem terem tido aproveitamento à disciplina. Este resultado significa uma excepção num cenário de melhoria dos resultados do 3.º ciclo que é revelado por um relatório da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção