Como as melodias levaram Pedro Jóia a trazer José Afonso para a sua guitarra

Depois de dedicar discos às obras de Carlos Paredes e Armandinho, Pedro Jóia traz para a sua guitarra canções de José Afonso. Zeca, o disco que hoje chega às lojas, é um olhar musical distintivo sobre a obra de um autor que já o fascinava desde criança.

Foto
DR

No ano em que Pedro Jóia nasceu, 1970, José Afonso foi a Londres gravar um disco: Traz Outro Amigo Também. Meio século passado, o então recém-nascido que se tornou guitarrista junta-se ao chamamento sugerido no título da canção. E gravou-a, num disco exclusivamente dedicado à obra de José Afonso. Chamou-lhe Zeca, diminutivo pelo qual o cantor e compositor era conhecido entre familiares, amigos ou admiradores (embora nunca o tenha usado nos discos nem na assinatura das suas canções) e chega ao mercado esta sexta-feira, 29 de Maio, com um total de 10 temas, todos eles instrumentais, onde à guitarra de Pedro Jóia se junta, em sete deles, o som das percussões de José Salgueiro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção