Maria culpa-se pela morte do pai, Joaquim esconde que a mãe morreu de covid-19. O luto, fazem-no sozinhos

Há quem se culpe por ter levado o vírus para casa ou por não ter ido buscar o familiar ao lar. E há quem queira esconder da comunidade uma morte por covid-19. Especialistas explicam que tudo tem a ver com a forma como se faz o luto e com o facto de se tratar de um inimigo invisível. É preciso tempo

Foto
Miguel Feraso Cabral

Maria só queria ter pedido desculpa ao pai. Na fábrica onde trabalha apareceram casos de covid-19 e, mesmo não tendo qualquer sintoma, acabou por ser testada em conjunto com todos os trabalhadores da empresa. Quando leu que o resultado era “positivo” sentiu calafrios. Ficou confusa e ainda achou que o teste podia ter defeito. Afinal, “ouviu-se nas notícias e as colegas da fábrica comentavam que houve países que compraram testes defeituosos aos chineses”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção