Coronavírus: como fazer gel desinfectante para as mãos em casa

Queres saber como produzir gel desinfectante em casa? Segue esta receita.

Foto
Brendan McDermid/Reuters

Além da compra desenfreada de máscaras, o surto de covid-19 fez disparar a procura por gel e spray desinfectantes, levando a que prateleiras de supermercados e farmácias ficassem vazias nos países mais afectados. Isto porque uma das principais recomendações dos especialistas e autoridades de saúde para evitar o contágio é lavar correcta e frequentemente as mãos com água e sabão — ou utilizar uma solução à base de álcool.

Mas é possível ultrapassar a escassez, produzindo gel desinfectante de forma caseira, conforme revelaram especialistas ouvidos pela CBS News.

Basta juntar os seguintes ingredientes:

  • 2/3 de uma chávena (aproximadamente 150 mililitros) de álcool etílico ou isopropílico (a 96%) ;
  • 1/3 de uma chávena (aproximadamente 75 mililitros) de gel de aloé vera;
  • 5 a 10 gotas de um óleo essencial (opcional)

Ou:

  • 2/3 de uma chávena (aproximadamente 150 mililitros) de álcool etílico ou isopropílico (a 70%) ;
  • Até 25 mililitros de gel de aloé vera;
  • 5 a 10 gotas de um óleo essencial (opcional)

Depois, é só colocar a mistura num recipiente de vidro ou plástico. Para ser eficaz, a solução deve conter pelo menos 60% de álcool, lembram os especialistas.

“Sabemos que funciona. Certifiquem-se apenas de que tem álcool suficiente”, disse à CBS Stephen Morse, professor de epidemiologia na Universidade de Columbia (EUA).

A própria Organização Mundial de Saúde também disponibiliza várias fórmulas para a “produção local” de soluções desinfectantes. A “fórmula 1” consiste em juntar 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%) e encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, agitando suavemente.

  • Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus: https://www.publico.pt/apps

Actualização: foram corrigidas as quantidades dos ingredientes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários