PÕE A TUA ESCOLA NO MAPA

Quanto vale a ignorância, quando colocadas questões sensíveis sobre a nossa identidade?

Alunos do ITAP [Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra] pela segunda vez consecutiva vencedores do concurso nacional “Net Viva e Segura”, promovido pela DECO Proteste, DecoJovem e pela Google. Uma notícia da autoria de Paulo Calhau, professor do ITAP, que chegou ao PÚBLICO na Escola através da secção “Põe a tua escola no mapa”.

Console de mixagem
Foto
Argumento e realização de André Almeida; Apoio técnico de Francisco Freire; Interpretações de João Marques, Leonardo Simões e Carlos Dimas. Coordenação de Paulo Calhau. Produção ITAP

Alunos do ITAP saem pela segunda vez consecutiva vencedores do Concurso Nacional “Net Viva e Segura”, promovido pela DECO Proteste, DecoJovem e pela Google. No dia 16 de novembro, os alunos de Técnico de Multimédia, André Almeida, Francisco Freire e Leonardo Simões, acompanhados pelo professor Paulo Calhau, coordenador do projeto de vídeo vencedor desta edição, puderam participar nas atividades que decorreram em Lisboa, na Fundação Portuguesa das Comunicações, cujo programa apresentou diversas comunicações que promoveram o debate sobre a temática “Net Viva e Segura, a preparar o futuro - um contributo para a literacia digital”.

Ao longo da sessão, sob o signo da “Inclusão e Educação Digital Para Todos”, foi possível contar com a participação de representantes da DECO, Google, Direção-Geral da Educação, INCoDE.2030, e ainda um conjunto de jovens intervenientes e influenciadores em projetos na web, com o título “Digital Change Makers”.

O Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, encerrou o encontro, logo após o emocionante momento de anúncio e entrega de prémios a todos os participantes, de escolas vindas de vários pontos do país. Com a participação dos nossos alunos neste importante conjunto de comunicações, estamos certos de formar melhores cidadãos para o mundo digital.

O vídeo vencedor Quanto vale a ignorância, quando colocadas questões sensíveis sobre a nossa identidade? São estes os perigos da Internet que esta curta-metragem procura expor. Um trabalho escrito e realizado por André Almeida, com apoio técnico de Francisco Freire e as interpretações de João Marques, Leonardo Simões e Carlos Dimas. Coordenação de Paulo Calhau. Produção ITAP.

Veja o vídeo aqui