Concurso

Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, na corrida a prémio de fotografia de arquitectura

Viana do Castelo, Portugal José Pessoa Neto
Fotogaleria
Viana do Castelo, Portugal José Pessoa Neto

Parece um peixe, mas não é: na imagem está representado um dos edifícios que compõem a Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, Espanha, reflectido na água durante a noite. Em Praga, aquilo que parece uma lâmpada é um plano contra-picado de uma escadaria fotografada no interior de um edifício. O ditado é antigo: "as aparências iludem". E a fotografia que o português José Pessoa Neto submeteu ao concurso internacional de fotografia de arquitectura Art of Building também tem o potencial de enganar o mais distraído: podia ter sido tirada na Torre Eiffel, em Paris, mas na verdade foi realizada em Viana do Castelo, na Ponte Eiffel.

Feita "aquando das festividades da Nossa Senhora da Agonia", a imagem mostra um conjunto de pessoas a aguardar o início da procissão. "Desde a rua vislumbrei as silhuetas no tabuleiro inferior da Ponte Eiffel, todas alinhadas e em perfeita harmonia com as cruzes metálicas e o edifício branco por trás", explicou o fotógrafo à organização. Não resistiu e disparou.

A fotografia Eiffel Bridge é uma das 12 imagens que o painel de jurados do concurso definiu como finalistas – de entre milhares provenientes de mais de 100 países. No site da entidade promotora, a organização The Chartered Institute of Building, pode ler-se que "a selecção explora a impressionante criatividade e variação do mundo edificado, o poder que tem de afectar as nossas vidas e a sua importância para as nossas culturas". O vencedor será determinado a partir da votação do público, que termina a 10 de Janeiro de 2020.

Valencia, Espanha
Valencia, Espanha Pedro Luis Ajuriaguerra Saiz
Praga, República Checa
Praga, República Checa Debdatta Chakraborty
Hamburgo, Alemanha
Hamburgo, Alemanha Volker Sander
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos Volker Sander
Moscovo, Rússia
Moscovo, Rússia Alexandr Bormotin
Espanha
Espanha Agnese Sanvito
Breslavia, Polónia
Breslavia, Polónia Grzegorz Tatar
Bexhill-on-Sea, ReinoUnido
Bexhill-on-Sea, ReinoUnido Adam Regan
Moscovo, Rússia
Moscovo, Rússia Pegova Olyga
Londres, Inglaterra
Londres, Inglaterra Jonathan Walland
Perú
Perú David Martin Huamani