O belo e a agricultura

Três exposições na Trienal de Arquitectura de Lisboa permitem rever projectos antigos e recentes sob os prismas da economia, agricultura e imaginação.

Foto
A Trienal de Lisboa define-se em favor da Razão, e também do Belo, em direcção à Agricultura Daniel Rocha

Economia de Meios, Agricultura e Arquitectura: do Lado do Campo e Espaço interior são três exposições actualmente patentes na 5.ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. A curadoria geral de A Poética da Razão, o tema da Trienal, é de Éric Lapierre, também responsável por Economia de Meios. Como tende a ser habitual nas bienais ou trienais já desde o início do século, os arquitectos sentem que o mundo lhes escapa e variam entre a performance/activismo, onde não sentem culpa, e a tentativa de recuperar algum sentido sob várias formas de back to basics. A Póetica da Razão encaixa nesta última categoria e nas três exposições em questão, sai-se bem. A tese e a prova são, nos três casos, convincentes, oportunas, até belas. E falamos de tese porque as mostras têm uma componente ensaística, que faz dos respectivos catálogos-livros peças relevantes para a sua compreensão (Economia de Meios ainda aguarda lançamento). Se esta componente reflexiva é bem-vinda, e os respectivos curadores/autores estão à altura da ambição temática, a componente pública ou didáctica das exposições não é o seu forte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar