Um dia dedicado à inovação e ao empreendedorismo

Investidores, estudantes universitários e empresários estiveram reunidos no Porto para conhecer novos produtos e serviços desenvolvidos no âmbito do primeiro programa de aceleração em Portugal dedicado ao design de bens de consumo.

Foto
Teresa Silva

Paragens de autocarro inteligentes com sistema de pagamento integrado, uma ideia da startup Move4you, e mobiliário urbano com materiais sustentáveis, da Flowco, foram algumas das ideias de negócio apresentadas no Porto Acceleration Day. No evento que decorreu no dia 19 de Novembro, os empreendedores tiveram oportunidade de fazer o pitch (apresentação) dos produtos e serviços criados no âmbito do Porto Design Accelerator – o primeiro programa de aceleração em Portugal dedicado ao design de bens de consumo.

[Este dia] ”acaba por ser o culminar do trabalho desenvolvido nos últimos meses em conjunto com os empreendedores. O pitch permitiu às startups apresentarem o seu produto/serviço à comunidade e a investidores que serão fundamentais para o futuro destas”, diz Luís Miguel Pinho, coordenador da Porto Global Hub, onde decorreu a iniciativa.

Luís Miguel Pinho, coordenador da Porto Global Hub Teresa Silva
Katiuska Cruz, ANI Teresa Silva
Helena Maio, Portugal Ventures Teresa Silva
Teresa Silva
André Forte, Startup Portugal Teresa Silva
Jorge Resende, Startup Porto Teresa Silva
Fotogaleria
Luís Miguel Pinho, coordenador da Porto Global Hub Teresa Silva

Durante o evento, cinco startups apresentaram os seus projectos, em áreas tão diversas como tecnologia, mobiliário e economia circular. Pela primeira vez, foi apresentado publicamente o projecto “Portugal Tourism Minds”, da Startup Porto, que contará com dois programas de aceleração na área de Turismo, apoiados pelo Turismo de Portugal.

Além dos resultados do programa de aceleração – promovido pela Startup Porto, pela Associação Porto Digital e pelo TICE.PT –, o Porto Acceleration Day contou com a participação da Agência Nacional de Inovação, da Portugal Ventures e da Startup Portugal. Estiveram presentes empresários, estudantes universitários do Instituto Politécnico do Porto e investidores. “Contámos com a presença de entidades muito importantes para o ecossistema empreendedor português e que serão um forte apoio, juntamente com a Startup Porto, para a alavancagem das startups que estão agora a terminar o programa Porto Design Accelerator”, garante Luís Miguel Pinho.

Victor Silva, startup Blecaute Teresa Silva
Tiago Curioni, Curioni Studio Teresa Silva
Sebastião Ataíde, Flowco Teresa Silva
Manuel Vieira, Move4you Teresa Silva
Jorge Resende, Startup Porto Teresa Silva
Teresa Silva
Fotogaleria
Victor Silva, startup Blecaute Teresa Silva

 O Porto Design Accelerator apresenta-se como um dos mais inovadores programas nacionais de aceleração de ideias de negócio e startups, centradas no desenvolvimento de produtos com forte ligação à indústria portuguesa. O programa termina no fim deste ano.