Concreta’19: o evento que perspectiva o futuro da construção está de volta

A bienal Concreta está de regresso à Exponor. Com um novo formato, a edição de 2019 vai trazer ao norte do país Francis Kéré, vencedor do “Prémio Aga Khan de Arquitectura” em 2004 e os Enorme Studio com a exposição “Astral Bodies”.

Foto
D.R.

A Exponor recebe, de 21 a 24 de Novembro, a 29.º edição da bienal Concreta – Feira de Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design, com destaque para as últimas tendências e soluções de um mercado em constante mutação.

A Exponor Exhibitions, que organiza o encontro exclusivo para profissionais do sector, em parceria com a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e com a Ordem dos Engenheiros - Região Norte, continua a querer posicionar esta bienal como um fórum de debate de ideias e de tendências contemporâneas na arquitectura e construção, sem deixar de integrar e apostar nas novas disciplinas criativas, como o design, a sustentabilidade e a inovação.

Com um novo formato, disruptivo em relação ao anterior, a edição de 2019 é um convite aberto à apresentação de novos actores de um sector em renovação, com o propósito de afirmar e confirmar a cidade do Porto como o coração criativo do País.

O responsável pelo desenvolvimento deste formato é Diogo Aguiar, jovem arquitecto e comissário da Concreta desde a edição de 2017, para quem a ideia desta renovação passa por “tornar a Concreta num evento que cria pontes de contacto entre os vários agentes da indústria, entre a arquitectura e a engenharia, entre os nomes consagrados e os novos talentos, entre os profissionais e as marcas, com o objectivo de gerar um cruzamento de visões e sinergias.” Na edição anterior, acrescenta, houve “vários casos práticos de parcerias que se concretizaram em projectos e é essa interacção que queremos continuar a alimentar”.

Francis Kéré é cabeça de cartaz

Este ano, o programa da Concreta abarca um conjunto de possibilidades de debate e de partilha de conhecimentos, dos quais se destaca a presença do arquitecto Francis Kéré, vencedor do “Prémio Aga Khan de Arquitectura” em 2004, e cabeça de cartaz do alinhamento de conferências programadas.

A conferência de Francis Kéré decorre no dia 21 de Novembro, pelas 18 horas. O bilhete da conferência tem o custo de 8€ e inclui o acesso à feira. Uma oportunidade singular para ouvir o arquitecto que foi galardoado pelo projecto do seu primeiro edifício – uma escola no Burkina Faso, país de onde é originário - que contou com o seu desenho e para o qual se empenhou pessoalmente, em conjunto com a comunidade local, na angariação dos fundos necessários para a construção.

Para além da participação do vencedor do “Prémio Aga Khan de Arquitectura”, o programa de conferências conta ainda com a participação de reputados especialistas das áreas da arquitectura, da engenharia e da construção. Destacam-se, no dia 22 de Novembro, a conferência “Edificação, economia circular, sustentabilidade”, organizada pela Societat Orgànica, e a conferência “Vegetação Como Obrigatório Material de Construção”, da responsabilidade da Associação Coberturas Verdes.

Há ainda lugar para workshops ao vivo de “Construção em Terra”, promovidos pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, nos quais se aborda o recurso a materiais naturais, renováveis e reutilizáveis, tendo em vista a aposta numa construção mais sustentável.

Às actividades paralelas junta-se a exposição Astral Bodies by FINSA, criada pelo célebre ENORME Studio + VITAMIN, um trabalho conjunto, envolvendo o Fibracolor como material inovador, versátil e repleto de oportunidades de design, sendo a peça principal numa exibição que explorará o território desconhecido dos corpos astrais, utilizando painéis de MDF coloridos em massa e revestidos com melamina e folha de madeira, com as mais exuberantes cores, texturas e acabamentos. 

Foto
D.R.

Depois de aterrar em Milão na Fuori Salone e na Valência Design Week, estes corpos celestes aterrarão no Porto, como figura central na praça WOW_Work On Wood by FINSA. Um gabinete reconhecido pela sua abordagem radical à arquitectura, à cidade e às pessoas.

Conduzir o visitante pela inovação e criatividade

A nova configuração da feira permite ao visitante percorrer as principais áreas de exposição do evento, onde se intersectam as chamadas “Praças Concreta”. Espaços de criação e inovação, que são o palco de várias disciplinas periféricas, mas que cada vez mais interagem no processo de construção, como o design, a ilustração, a fotografia e o vídeo.

Foto
D.R.

No total são 20 espaços onde estarão expostas propostas provocadoras, inovadoras e tão eclécticas como o projecto “Get Hands Dirty”, da multiartista portuguesa Cristiana Felgueiras, que promove a criação e construção com as próprias mãos.

Também o arquitecto e ilustrador Vasco Mourão (Mister Mourão) vai estar presente numa destas praças, na qual apresentará o seu mais recente trabalho: uma obra que se situa entre a escultura e o desenho bidimensional.

Outra das novidades da Concreta’19 é o Ponto Ora. Neste espaço será possível ficar a conhecer projectos das pequenas indústrias, marcas ou serviços das áreas criativas. Com curadoria da arquitecta Ana Resende e da designer Teresa Ribeiro, este será o ponto de encontro com o estúdio de encadernação Alfaiate do Livro, os têxteis estampados à mão da Atelier Karaka, o mobiliário de cortiça modular da COMO, as propostas upcycling da Elleonor ou as criações em papel 2D e 3D do Estaminé Studio. Também neste espaço vai encontrar objectos de design contemporâneo da Madre, as soluções de reciclagem de plástico da Precious Plastic, as técnicas de impressão da gráfica Saúde & Sá e os originais estilos de caligrafia e tipografia do Xesta Studio.

Neste evento há ainda a oportunidade para conhecer o vencedor da 2.ª edição do Prémio “Concreta Under 40 by CIN”, que distingue um jovem talento promissor da arquitectura nacional até aos 40 anos de idade, premiado com um valor monetário de 2.000 euros.

De lembrar que a edição anterior, em 2017, reuniu mais de 30.000 visitantes, com a expectativa dos organizadores a recair, mais uma vez, na atracção de um número cada vez maior de visitantes internacionais, nomeadamente de comitivas estrangeiras vindas de Espanha, França e Alemanha.