Porque é que o Leste da Alemanha ainda hoje é diferente?

A subida da AfD nos “novos estados federados” – é assim que são ainda denominados os que pertenceram à ex-RDA – apanhou muitos de surpresa. Para o sociólogo Steffen Mau, por uma razão: ninguém se lembrou de estudar o Leste.

,Alemanha Oriental
Fotogaleria
Cidadãos de Berlim ocidental acolhem compatrioetas de Leste, num Trabant, em Invalidenstrasse, em 1989 Fabrizio Bensch/REUTERS
Fotogaleria
A mesma rua, Invalidenstrasse, passados 30 anos Fabrizio Bensch/REUTERS

Steffen Mau, professor de sociologia na Universidade de Humboldt, em Berlim, passou décadas a estudar macrossociologia, estado social, digitalização. Até que, há três anos, resolveu olhar para a Alemanha de Leste. E descobriu algo que nem ele, sociólogo, tinha reparado. “Não há quase literatura nenhuma sobre o assunto. E dado que temos dois sistemas totalmente diferentes a tornar-se num só, poderíamos pensar que é o caso de sociologia mais interessante que pode haver!”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção