Os Primal Scream não sabem dar um mau concerto

Em digressão para promover a colectânea de singles Maximum Rock’n’Roll, a banda escocesa seguiu o caminho menos óbvio, mas conseguiu guiar o público para um lugar feliz.

Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Não é que haja nada de especialmente novo para descobrir nos Primal Scream, tendo em conta a frequência da sua presença em Portugal (no Alive ainda este Verão ou em Vilar de Mouros em 2017) e o facto do seu último disco de originais (Chaosmosis) já ter três anos. Mas havia a curiosidade de perceber como funciona a banda fora do palco dos festivais, numa sala como o Hard Club, no Porto, e quem compareceu pode levar para casa, ao fim de uma hora e meia, uma certeza: os Primal Scream não sabem dar um mau concerto.

Gonna get high ‘till the day I die. Bobby Gillespie entrou em palco no seu já habitual fato fúcsia com promessas de delírio nocturno e o alinhamento foi por esse caminho. Depois de Don’t  fight it, feel it, do distante Screamadelica (1991) seguiu-se Swastica Eyes e Miss Lucifer, a banda escocesa entregava-se com deleite com a sua faceta pista de dança com toques punk e o público, mesmo que surpreendido, ia começando a entrar neste ritmo desbragado.

Surpreendido, porque a promessa de uma digressão tendo como mote a colectânea de singles Maximum Rock’n’Roll, fazia prever o desfile dos êxitos de 30 anos de carreira e os primeiros temas, não sendo propriamente pérolas escondidas não eram os mais transversais. No palco de Algés, por exemplo, a abertura tinha sido com o delírio soul de Movin’ On Up e a rockalhada de Jail Bird. Mas paciência, os Primal Scream sabiam muito bem onde estavam e para onde iam.

Fecharam a pista de dança com Kill all Hippies, para abrir um bar de blues com um perdido I’m Losing More do Than I’ll Ever Have do insuspeito Primal Scream (1989) e o público foi atrás dele, acompanhando com palmas ritmadas um tema que muitos de certo desconheciam. Os Primal Scream que tocavam com a formação habitual de cinco elementos – Bobby Gillespie (voz), Andrew Innes (guitarra), Martin Duffy (teclados), Darrin Monney (bateria) e Simone Butler (baixo) – tinham, por esta altura, ganho mais um elemento, o público que com palmas ou fazendo as vezes do coro ia seguindo as indicações de um maestro, Bobby, que, de sorriso rasgado mostrava uma satisfação juvenil.

O público contribuiria mesmo em temas recuperados para a colectânea como o single Velocity Girl (1986) ou Dolls que, com 20 anos de diferença, saiu de Riot City Blues (2006). Por esta hora, os Primal Scream tinham feito a prova que, sem apostar no óbvio, conseguiam construir um concerto sólido e entusiasmante, com temas que, certamente, não figurariam nas primeiras escolhas da plateia. E se por vezes, nesta parte do concerto, Bobbie Gillespie, ficava desconcertantemente imóvel no centro do palco, deixando a música fluir, a sua gestão das expectativas do público nunca pareceu estar em causa.

 Aí por 100% or nothing, tema do último álbum, o público já se tinha esquecido o conforto dos êxitos consagrados e foi nessa altura que os Primal Scream, para o impulso final, decidiram abrir o livro. Lá veio Loaded, Movin’ on Up e o fecho com Country Girl. Para o bis, em modo já de “vejam lá se aguentam” seguiram-se Come Together, Jailbird e Rocks. Gillespie sorria e muita gente seguiu para casa com a alma cheia.

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta