A Praia Fluvial do Ano fica em Trás-os-Montes

A Praia da Fraga da Pegada, na albufeira do Azibo, soma distinções e venceu agora votação para eleger as melhores praias fluviais de Portugal.

Fotogaleria

Uma das praias da albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi eleita Praia Fluvial do Ano, uma distinção que se junta a vários galardões arrecadados pela qualidade ambiental, divulgou esta quarta-feira o município do distrito de Bragança.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Uma das praias da albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, foi eleita Praia Fluvial do Ano, uma distinção que se junta a vários galardões arrecadados pela qualidade ambiental, divulgou esta quarta-feira o município do distrito de Bragança.

A Praia da Fraga da Pegada foi agora distinguida numa votação dos portugueses promovida pelo Guia das Praias Fluviais e que incidiu sobre todas as praias fluviais de norte a sul do país classificadas pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e uma selecção das melhores zonas balneares não classificadas de Portugal, segundo a autarquia.

Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, “é sintomático que, ano após ano, as praias do Azibo sejam distinguidas por entidades tão idóneas como a Agência Portuguesa do Ambiente, a Fundação para a Educação Ambiental (Bandeira Azul) e a Quercus ou através da votação do público, como sucedeu agora com a votação das Praias Fluviais ou com o Prémio Cinco Estrelas Regiões”.

A distinção Praia Fluvial do Ano ocorre pouco depois de outro reconhecimento, da associação ambientalista Quercus, que atribuiu a categoria Qualidade de Ouro às praias da Fraga da Pegada e da Ribeira, duas das 40 localizadas no interior do país.

“Ao longo dos últimos meses as praias do Azibo receberam várias distinções. Esta, já em plena época balnear, é mais uma distinção que valoriza a excelência da zona balnear do Azibo, sucessivamente distinguida com vários galardões”, reiterou o autarca local.

Foto
DR/CM Macedo de Cavaleiros/Nuno Escudeiro

A construção de uma barragem no final dos anos de 1970 abriu caminho à criação de uma das zonas balneares mais procuradas do Nordeste Transmontano com duas praias fluviais em torno da albufeira no rio Azibo, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.

As duas praias têm Bandeira Azul há 16 e dez anos consecutivos e, em 2012, a da Ribeira foi eleita uma das 7 Maravilhas -- Praias de Portugal. O local é também conhecido pela acessibilidade a pessoas com deficiência.

A Albufeira do Azibo foi idealizada para servir de apoio ao regadio agrícola no concelho de Macedo de Cavaleiros, mas ganhou visibilidade pelas condições para o lazer e pela riqueza ambiental.

A zona tem o estatuto de Paisagem Protegida e abrange as freguesias de Vale da Porca, Santa Combinha, Podence, Salselas e Vale de Prados.

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo integra a Rede Natura 2000 com “uma mescla de flora mediterrânica e atlântica” em que sobressaem variedades como o carvalho, castanheiro, oliveira, Cinha, lameiros e vegetação mais rasteira e rara “em que se destaca dezena e meia de espécies de orquídeas espontâneas”. 

Na votação, a praia fluvial de Santa Luzia na Pampilhosa da Serra ficou em 2º lugar e a praia fluvial de Monsaraz ficou em 3.º. A Praia Revelação do Ano é a de Mourão. 

Guia das Praias Fluviais, que organizou a votação no seu site, é editado anualmente e distribuído em todo o país, estando disponível habitualmente nos postos de turismo.