Cyber Security Event: quem são os especialistas?

O Cyber Security Event é já amanhã no Centro Cultural de Belém. Veja aqui em detalhe o perfil dos especialistas convidados para cada uma das Talks.

Foto

As questões relacionadas com a necessidade de investir mais em Threat Intelligence, os tipos de ameaças, formas de protecção, processos de transição para a cloud e a análise dos riscos associados à segurança da informação no âmbito do IoT serão temas em debate na primeira talk do dia.

1 . A Cibersegurança como chave para uma estratégia de transformação digital de sucesso

A abertura desta talk será da responsabilidade de Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo da NOS. Iniciou a carreira na consultora McKinsey, passou pela Optimus – Comunicações, onde foi também Administrador Executivo da Optimus – Comunicações, SA com os pelouros de Empresas e Operadores. É Administrador Executivo da NOS desde 2013.

Este painel será ainda constituído por José Tribolet, Professor Catedrático IST na área de Sistemas de Informação no IST desde 1979, presidente do INESC desde 1980 e fundador da AITEC. A par do ensino, José Tribolet tem desenvolvido extensa actividade de consultoria para empresas no sector privado e em diversos departamentos da Administração Pública.

Rui Manuel Cohen, IT Strategy Director Sonae Retail, que em 1995 foi um dos fundadores do IP Global, o ISP português que viria a ser adquirido pela Sonaecom em 1999. No ano seguinte liderou a implementação do primeiro portal de acesso gratuito à internet em Portugal (Clix), enquanto Director de Serviços de Internet da Novis. Passou pela Optimus como Director de TI e na Sonae Retail, de 2012 a 2015, foi o Director de TI para o E-Commerce. É o responsável pela área de Estratégia de TI na Sonae Retail desde 2015.

A carência de profissionais especializados, a nível global, na área da cibersegurança será o foco da segunda talk, que vai abordar os dilemas do investimento em infra-estrutura versus serviços, a problemática da contratação de serviços geridos versus cibersegurança in-house, com especial enfoque nas dificuldades sentidas pelas empresas na captação e formação de talento em cibersegurança.

2. Gestão de Cibersegurança num contexto global de escassez de recursos especializados

A abertura da segunda talk do Cyber Security Event será da responsabilidade de Agustín Muñoz-Grandes, CEO S21sec. Iniciou carreira na Teldat em 1997, como Engenheiro na área de R&D, chegando a CEO em 2003 depois de desempenhar funções como Gestor de Produto e como VP Business Development nos EUA. Antes de chegar à S21sec, foi também CEO na Bintec-Elmeg, empresa de telecomunicações alemã que foi adquirida em 2012 pelo Grupo Teldat, operando em diversos países europeus, nos Estados Unidos da América e vários países da América Latina. Com mais de 20 anos de experiência no sector da tecnologia, com relevância nas áreas de Inovação e Desenvolvimento e Marketing de Produto, assumiu o cargo de CEO na S21sec em 2016.

O painel será composto por Pedro Leite, country manager S21sec, que conta com mais de 20 anos de experiência na área de Telecom, Tecnologias e Sistemas de Informação, ingressou na área de Redes de Dados da Sonae em 1995 e também trabalhou para outras empresas do grupo, como a Mainroad e a Novis Telecom. Entre 2014 e 2015 foi responsável pela área de Segurança da Informação na Praesidium, tendo desempenhado funções como Director-geral em Reading, no Reino Unido. É, actualmente, Country Manager Portugal na S21sec.

Celso Martinho
Manuel Ramalho Eanes
Luis Vaz Henriques
Pedro Leite
Rui Manuel Cohen
José Tribolet
Tiago Felix da Costa
Fernando Silva
Agustín Munoz-Grandes
Pedro Adão
Marco Pereira
Jorge Portugal
Fotogaleria
Celso Martinho

Do painel faz, também, parte Marco Pereira, EMEA Commercial Team Leader Bitsight, que iniciou a carreira em 1999 como Técnico-Operador de Telecomunicações, tendo passado pela TVI e pela TVZimbo (Angola) até 2014, altura em que iniciou uma carreira comercial na NOS. Em 2016 entrou na ONI como Gestor Comercial e em 2017 iniciou funções na BitSight onde é actualmente o responsável pela área comercial na região EMEA.

Por fim, conta ainda com o contributo de Tiago Félix da Costa, partner na Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, sociedade que integra desde 2007 e da qual é partner desde 2015. Tem actividade docente como Professor Convidado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, desde 2010.

3. Privacidade e Segurança Digital: quais os próximos passos?

Depois do almoço, a terceira talk será focada nos temas da privacidade e segurança da informação, nos temas da gestão de risco e oportunidades, passando pela reflexão sobre as acções preventivas que devem ser tomadas pelas empresas de modo a garantir, em simultâneo, a condução de processos eficientes para alcançar a eficácia em termos de segurança na economia digital.

Com o mote Privacidade e Segurança Digital: Quais os próximos passos? este último painel será inicialmente apresentado por Fernando Poças da Silva, Serviço de Informática e Inspecção da Comissão Nacional da Protecção de Dados. Trabalhou na Comissão Nacional de Protecção de Dados, na área de inspecção e auditoria, até 2012 quando assumiu as funções de Technical Advisor do DPO no EUROJUST. É actualmente Data Protection Officer na Agência Europeia para a Gestão Operacional de Sistemas Informáticos - para as áreas de Schengen, Vistos e Eurodac.

Este terceiro momento de debate contará, também, com o contributo de Luís Vaz Henriques, Director de Organização e Sistemas da Lusíadas Saúde, que passou pela CGD e pela PT, sempre nas áreas de TI com funções de direcção, até 2013 quando ingressou na Lusíadas Saúde. Foi Professor Convidado entre 2006 e 2014 no ISEG, onde está a concluir Doutoramento. Desempenha actualmente as funções de Director de TI/SI no grupo Lusíadas Saúde, AMIL, United Health.

Pedro Adão, Professor Auxiliar IST e doutorado em Matemática Aplicada e Computação pelo IST em 2006, começou por dar aulas na Universidade Católica como Assistente. Esteve no Departamento de Matemática da Universidade da Pennsylvania durante um ano, entre 2004 e 2005, a trabalhar sob orientação do Professor Andre Scedrov. É Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior Técnico, desde 2007.

Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC, que foi responsável de Desenvolvimento Comercial e de Market Research no grupo Sonae, tendo desempenhado funções nas áreas de Marketing Estratégico e de Qualidade de Serviço do Banco Espírito Santo. Tem actividade docente na Universidade Católica, Universidade Europeia e no Instituto Superior Técnico. Ao longo dos últimos 25 anos desempenhou funções em diversas áreas de gestão passando pela formação e consultoria, tendo sido Consultor para a Inovação na Presidência da República Portuguesa, entre 2007 e 2016. É Director-Geral da COTEC Portugal desde 2016.

3. Pitch startup

As startups Continuum Security, Fyde, Jscrambler, Loqr e Probely vão participar na Pitch Startup programada para as 15h45m, sessão que terá a moderação de Celso Martinho. Fundador e CEO da Bright Pixel, Celso Martinho autodefine-se como um tecnólogo motivado por desafios, fundador e criador com uma alma empreendedora, que acabou por fazer carreira na área da gestão e administração. Em 1995, com um grupo de colegas da Universidade de Aveiro criou o SAPO, que viria a ser o portal líder em Portugal. Entrou para a Portugal Telecom em 1999 como Director de Tecnologia de Produto, abandonado a PT e o SAPO em 2015. No ano seguinte fundou a Bright Pixel onde é actualmente CEO.

Organizado pelo PÚBLICO com o apoio da NOS, Bright Pixel e S21sec, o Cyber Security Event pretende afirmar-se como um evento de referência para o sector em Portugal, integrando um conjunto alargado de apresentações e debates em torno da segurança e protecção de dados no quadro da transformação digital da economia.

Acompanhe a transmissão em live streaming em publico.pt e nas redes sociais do PÚBLICO, dia 17 de Maio, a partir das 10h00.