Gabriel Lopes com mínimos para os Jogos Olímpicos nos 200m estilos

Nadador português bateu recorde nacional, assegurando também marca para os Mundiais de 2019. “Ainda não consigo acreditar”, garante, em conversa com o PÚBLICO.

Foto
Português bateu recorde nacional dos 200 metros estilos LUSA/Tamas Kovacs

O nadador Gabriel Lopes garantiu neste sábado mínimos para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, ao bater o recorde nacional nos 200 metros estilos, durante os Campeonatos Nacionais, que se estão a disputar em Coimbra.

“Sinto-me óptimo. Desde que acabei a prova, ainda não consigo acreditar. Estou num estado um pouco surreal. Estou muito feliz, como é óbvio. O recorde nacional não era o objectivo principal. O objectivo era, esse sim, conseguir o mínimo para os Jogos. Não estava a contar que conseguisse uma marca de 1m58s. Foi uma prova excelente e estou muito satisfeito”, revela Gabriel Lopes, em declarações ao PÚBLICO. 

O atleta do Louzan Natação nadou a distância em 1m58,59s durante as eliminatórias, superando o anterior recorde, que era de Alexis Santos, com 1m58,88s, conseguido em 2017, também em Coimbra.

Além de mínimos para os Jogos Olímpicos, que eram de 1m59,67s, Gabriel Lopes também assegurou marca para os Mundiais deste ano.

As baterias viram-se agora para a grande competição, sem esquecer as provas intermédias que ainda irá realizar até ao Verão. “Ainda terei uma prova amanhã [domingo]. Depois vou ter uma competição na Holanda, que acaba por ser uma prova de segurança em que tentaria fazer os mínimos, caso não os tivesse conseguido. Vou fazer os 100 metros costas e os 100 metros livres. A partir daí, irei começar a trabalhar para o Mundial”, finaliza Gabriel Lopes. 

O nadador, que foi quase 10 segundos mais rápido do que o segundo melhor nas eliminatórias, é o terceiro a conseguir mínimos para os Jogos Olímpicos, depois de Diana Durães (1500 metros livres) e Ana Catarina Monteiro (200 mariposa).

Sugerir correcção
Comentar