Vamos mudar o chip da alimentação?

16 de Outubro é Dia Mundial da Alimentação, o dia perfeito para reflectir sobre o que comemos. Mas esta data pode também ficar marcada no calendário como o dia de dizer “sim” à dieta.

Foto
Salada de Atum D.R.

Um estudo publicado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) fez soar o alarme, embora o cenário fosse já, de alguma forma, expectável: cerca de 60% dos portugueses tem excesso de peso ou vivem em risco de vir a sofrer de doença.

Também a Organização Mundial da Saúde (OMS) relembrou, no Dia Mundial da Obesidade, comemorado a 10 de Outubro, que “um em cada oito adultos em todo o mundo é obeso”. E, para o futuro, as perspectivas não são animadoras. A OMS estima que, em 2025, cerca de 2,3 biliões de indivíduos tenham peso a mais, e 700 milhões, sejam obesos, considerando-se então a obesidade como uma “epidemia”.

E no caso das crianças, o panorama não é mais animador. Na semana passada, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil veio alertar para o facto de existirem 14,6% crianças obesas no nosso país. Os números são alarmantes sobretudo se se pensar que a prevalência da obesidade triplicou, nos últimos 40 anos, em todo o mundo, segundo dados recolhidos pela OMS. Mas esta doença, apesar de ser multifactorial, pode ser prevenida.

Foto
Tortilha com Couve Flor e Paio D.R.

O dia D

Chegou o dia D. Aproveitando a celebração do Dia Mundial da Alimentação, a Well’s lança no mercado, a YES!diet, um programa de perda de controlo de peso inovador no mercado que consiste numa solução nutricionalmente equilibrada com o intuito de conduzir ao peso ideal.

Trata-se de uma dieta personalizada e adaptada às necessidades de cada pessoa, dividida em três fases distintas, suportada por uma gama de novos produtos, e uma plataforma de acompanhamento inovadora. Os pacientes podem perder até seis quilos no primeiro mês, através de um programa acompanhado pelo nutricionista e professor universitário, Pedro Carvalho.

A vantagem de todo o processo ser monitorizado por um profissional da área passa desde logo pela maior segurança uma vez que abundam nas redes sociais e na internet, informações e sugestões de dietas, nem sempre benéficas nem direccionadas às reais necessidades de cada pessoa.

Apoio presencial e acompanhamento online

A primeira consulta é gratuita, seguindo-se o aconselhamento de refeições variadas ao longo do dia e que incluem produtos frescos. Desde o pequeno-almoço, a refeições principais, terminando em snacks ou sobremesas, o preço médio é de 2,55€. Em simultâneo, foi lançada uma App exclusiva para acompanhamento entre o nutricionista e os clientes, com sugestões de mais de 75 receitas, produtos, exercícios e outras funcionalidades. Uma espécie de nutricionista no bolso que pode ser acedido em qualquer altura e em qualquer lugar.

Numa primeira fase, o objectivo passa pela “perda de peso rápida” com consultas semanais com um nutricionista, e a recomendação de um plano alimentar com 100% de refeições YES!diet. Numa fase posterior, as consultas passam a acontecer de 15 em 15 dias, sugerindo-se um mix entre refeições do programa e a alimentação tradicional.

A fase 3, e última, pressupõe a manutenção, com consultas mensais, e o plano alimentar sobretudo baseado em alimentação tradicional e a opção de adoptar refeições YES!diet como bem entender. O objectivo é que o plano alimentar seja uma forma de reeducação alimentar individual que acompanhe o cliente para o resto da vida, ajustando os horários de trabalho e de treino, a uma alimentação mais saudável. 

Foto
D.R.

Para motivar os pacientes, o programa inclui um sistema de prémios por objectivos, com acesso a descontos em marcas parceiras, desde logo, o Cartão Continente, os Centros de Estética Well’s, mas também a Worten, a Salsa e o Go Natural.

Para já, o programa YES!diet vai estar disponível em 23 lojas da marca, em Portugal Continental.