Ideias limpas por um futuro sustentável

Desde 2010, há uma empresa que promove financiamento, parcerias, projectos, mestrados e doutoramentos por um futuro energético sustentável. E, até 24 de Junho, está a oferecer investimento até meio milhão de euros a ideias inovadoras na energia “limpa”. Conheça-a.

Foto
D.R.

InnoEnergy. Decore este nome porque vai ouvir falar dele. Esta é uma empresa europeia, com o apoio do European Institute of Innovation and Technology (EIT), que tem como missão ser o motor europeu da inovação para um futuro energético sustentável. Em números, desde 2010, apoiou 157 startups e investiu 170.5 milhões em projectos de inovação. Mas o que realmente tem de saber é que a InnoEnergy está presente em oito países europeus e promove novas ideias, produtos e serviços na área de energia limpa por um futuro amigo do ambiente. Só por isto já merece uma salva de palmas.

Chamam-lhe “o maior motor da inovação em energia sustentável da Europa” e não é por acaso. A InnoEnergy reúne academia e indústria, recém-licenciados e empregadores, investigadores e empresas, empreendedores e mercados à volta de um único objectivo: a sustentabilidade. Seja nas áreas das energias renováveis, das tecnologias limpas a carvão, das cidades e edifícios inteligentes ou das energia a partir de compostos químicos, a empresa sediada na Holanda pretende, através da diminuição do custo da energia, aumentar a operabilidade do sistema de energia e diminuir as emissões de gases de estufa. Na economia, deseja criar emprego, crescimento e competitividade na área da energia.

Foto

Por agora, acaba de lançar o segundo projecto anual ibérico para startups e está a oferecer investimento e apoio empresarial, no valor de 500.000 euros aos melhores empreendedores e pequenas ou médias empresas (PME) no sector da energia limpa. O investimento, esse, é realizado através de dois programas de aceleração: o Highway e o Boostway. O Highway apoia startups embrionárias com produtos prontos para chegarem ao mercado em menos de dois anos e o Boostway destina-se às PMEs em fase de crescimento através da sua internacionalização e escalabilidade de negócio.

Josep-Miquel Torregrosa, Business Creation Officer na InnoEnergy, confirma em comunicado: “O nosso objectivo é criar parcerias com empreendedores e negócios inovadores a longo-prazo, de modo a conseguirmos alcançar mais rapidamente um futuro com baixas emissões de dióxido de carbono”. Para além de aconselhamento e mentoria, os candidatos seleccionados têm acesso a uma rede de mais de 350 parceiros e podem participar em eventos de energia europeus, incluindo o The Business Booster – evento anual de networking da InnoEnergy, no qual empresas de toda a cadeia de valor da energia estão presentes e conhecem as últimas inovações. As candidaturas do projecto estão abertas até 24 de Junho.

Na convocatória de 2017, a InnoEnergy investiu mais de 1 milhão de euros em oito startups do sector solar, gestão energética, captura de CO2, produção de energia a partir de resíduos e armazenamento de energia. Os candidatos seleccionados incluem a FlexiDAO, uma plataforma que revela o potencial de procura-oferta energética em pequena escala (como o carregamento de veículos eléctricos) e a Ingelia, uma empresa cuja tecnologia produz energia a partir de diferentes resíduos orgânicos. Tudo em prol de um futuro sustentável.