Cidadãos acusam câmara de querer transformar largo da feira de S. Pedro em estacionamento

Munícipes defendem a criação de parques de estacionamento na periferia e não no centro histórico de Sintra. Autarquia diz que estacionamento no largo vai ser reduzido para menos de metade.

Fotogaleria
A praça hoje DR
Imagem depois do projecto concluído no largo da feira de São Pedro
Fotogaleria
Imagem depois do projecto concluído no largo da feira de São Pedro DR
Imagem depois do projecto concluído no largo da feira de São Pedro
Fotogaleria
Imagem depois do projecto concluído no largo da feira de São Pedro DR

Um grupo de cidadãos que integram as associações cívicas e culturais Canaferrim e Sintra Penaferrim e o movimento “Q Sintra" estão a contestar o projecto, proposto pelo câmara municipal, de requalificação do Largo D. Fernando II, em São Pedro de Sintra. Os cidadãos temem que o Largo da Feira, como é conhecido, e que acolhe quinzenalmente a feira de São Pedro, se transforme num parque de estacionamento automóvel e traga mais carros para o centro da vila. 

A câmara de Sintra diz, no entanto, que o projecto de requalificação previsto pretende "abrir o espaço à população", acabando "com cerca de 60% do estacionamento automóvel” que existe actualmente naquela na praça. 

Os munícipes foram, no final da semana passada, a uma sessão da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, para defender que “qualquer intervenção no local deve ter como objectivo o reforço da sua identidade histórica e da sua utilidade social”, por um “espaço público de qualidade e sustentável”. 

Os movimentos cívicos reconhecem a necessidade de serem feitas obras no largo para pôr fim, por exemplo, ao estacionamento indisciplinado. No entanto, consideram que a construção de um parque de estacionamento “aparece à revelia das boas práticas de gestão autárquica e das mais recentes teorias urbanísticas que privilegiam o peão em detrimento do automóvel”. Segundo referem, em comunicado, não entendem este projecto “à luz do compromisso, expresso pelo presidente da câmara de Sintra em várias declarações públicas, de retirar o trânsito do centro histórico”. 

Em resposta ao PÚBLICO, a câmara de Sintra, através do seu gabinete de comunicação, refuta as críticas dos munícipes, admitindo que com a requalificação do largo “haverá mais espaço para as pessoas”, com a criação de uma área onde os carros não poderão aceder e para onde está prevista a “colocação de elementos de estadia e a criação de um anfiteatro”. E que os carros ficarão, assim, “restringidos” a apenas uma área. 

A proposta dos cidadãos é de que sejam construídos lugares de estacionamento nas ruas contíguas ao largo (Rua Marquês de Viana e Rua Serpa) que possam servir moradores e o comércio local. 

“Um parque de estacionamento é sempre gerador de tráfego, pelo que instalar parques de estacionamento dentro do centro histórico de Sintra não resolverá os problemas de mobilidade, antes os agravará”, continuam.

O grupo sugere ainda que sejam criados parques de estacionamento periféricos, ou seja, fora do núcleo urbano de Sintra, servidos por uma rede de transportes ecológicos e integrados, interligando São Pedro de Sintra, Chão de Meninos, Portela, Estefânia e Vila Velha, bem como os monumentos localizados na Serra, de forma a que “o estacionamento no centro histórico se restrinja às bolsas existentes”.

Feira mantém-se na mesma praça

A Praça D. Fernando II acolhe, de duas em duas semanas, a histórica feira de São Pedro. A garantia do município é a de que a feira se manterá no mesmo local. “A feira é um dos elementos a valorizar com este projecto, prevendo-se a infra-estruturação da praça com rede de redistribuição de energia eléctrica enterrada, por forma a dotar o espaço de melhores condições para o exercício das actividades”, descreve o município. 

O piso actual, em pedra, será mantido e regularizado, diz a autarquia. A obra prevê também a remodelação da rede de abastecimento de água e a implementação de sistemas de saneamento e da rede de esgotos domésticos.

O custo da empreitada ronda os 700 mil euros, acrescidos de IVA à taxa legal em vigor. Se se cumprirem as previsões da câmara de Sintra, a obra deverá ter início em Outubro e estará concluída nove meses depois, em Junho de 2019.

Sugerir correcção
Comentar