Seca severa atinge 56% de Portugal continental

Dados do IPMA mostram ligeira melhoria da situação face a Dezembro. Janeiro registou valor médio de temperatura máxima acima do normal.

Foto
NUNO VEIGA/LUSA

O mês de Janeiro em Portugal continental foi seco e quente, com precipitação abaixo do normal, encontrando-se 56% do território continental em situação de seca severa. Os dados traduzem ainda assim uma melhoria face ao mês de Dezembro.

De acordo com um resumo do boletim climatológico do IPMA disponível online, no final de Janeiro cerca de 55,6% estava em seca severa, 39,9% em seca moderada e 4,5% em seca fraca.

No final de Janeiro, não havia nenhuma região do continente em situação de seca extrema, ao contrário do que sucedia em Dezembro de 2017, quando 6,4% do território continental estava em seca extrema.

Segundo o IPMA, nessa altura, 58,3% do território encontrava-se em situação de seca severa, 29,1% em seca moderada, 6,4% em seca extrema, 5,6% em seca fraca e 0,6% em situação normal para a época.

O Boletim Climatológico indica também que o mês de Janeiro em Portugal continental foi seco e quente, tendo-se verificado um valor médio da temperatura máxima (13,79 graus Celsius) superior ao normal.

O IPMA refere que o valor médio da temperatura mínima do ar (4,30º) foi inferior ao normal. "Durante o mês de Janeiro, os valores de temperatura média do ar apresentaram uma grande variabilidade, sendo de realçar os da temperatura mínima registados nos dias 3 e 4 de Janeiro, muito superiores ao normal e no dia 15 muito inferiores ao normal", é referido.

O IPMA destaca também que os valores da temperatura máxima estiveram acima do normal entre os dias 28 e 31 de Janeiro.

Quanto à precipitação, o IPMA revela que Janeiro foi um mês seco, com um valor médio em Portugal continental (76,5 milímetros) que corresponde a 65% do valor normal.

"Nos últimos 15 anos, apenas em cinco anos o valor médio da quantidade de precipitação em Janeiro foi superior ao valor normal (1971-2000)", indicou o IPMA, acrescentando que Janeiro é o décimo mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários