Que cuidados de higiene devo ter com o meu cão?

Com que frequência se deve dar banho ao cão? E as unhas são para cortar? Ter um animal implica que se saiba responder a estas - e outras - questões. Nós ajudamos.

Foto

De todos os animais de estimação que se podem ter, diz-se que o cão é o mais fiel e companheiro. Aquele que está sempre à nossa espera, de cauda a abanar, haja o que houver. Dá-nos imenso, todos os dias, e em troca pede muito pouco.

Ter um cão implica alguns cuidados básicos com a sua saúde e também com a sua higiene. Este último aspecto nem sempre é tido como prioritário, mas deve ser, sobretudo porque, tal como nos humanos, uma boa higiene vai determinar o bem-estar do animal. Vai também condicionar a sua própria saúde e até a saúde daqueles que com ele convivem.

Habitualmente designado por grooming, o serviço que trata da higiene dos amigos de quatro patas inclui banho e tosquia, mas também escovagem, secagem e corte de unhas, entre outros aspectos. Um verdadeiro tratamento de beleza, que tem em conta as necessidades específicas de cada animal, nomeadamente o tipo de pelo e eventuais sensibilidades cutâneas.

Para saber os cuidados básicos de higiene adequados aos cães falámos com Laura Majó, proprietária da Cola Loca, um centro especializado em banhos e tosquias para caninos, localizado em Lisboa, no piso -3 do El Corte Inglés. Aqui ficam alguns conselhos deixados pela especialista:

Banhos frequentes

O intervalo recomendado entre banhos poderá rondar o mês e meio a dois meses. Segundo Laura Majó, tal irá depender de factores como “a raça, a quantidade de pelo, o exercício que praticam e as actividades que realizam”. As raças com pelo comprido “precisam de mais cuidados, porque também ficam com o pelo mais sujo e depois têm de ser penteados”, explica, ainda que as de pelo curto também precisem de atenção.

Manutenção da tosquia

Aconselha-se a fazer a manutenção regular dos cuidados com o pelo, quer seja feita tosquia normal ou outra técnica. Laura Majó sugere uma manutenção de mês a mês ou a cada dois meses, de acordo com as necessidades do animal.

Cortar unhas

As unhas dos cães devem ser cortadas, pois ainda que eles caminhem e corram, estas actividades não são suficientes para o desgaste necessário.

Escovagem sempre

Todos os cães devem ser escovados, independentemente do tipo de pelo ou raça. Tal é importante para desembaraçar os nós que se vão formando diariamente, bem como para ajudar a retirar o pelo que vai caindo.

Cuidado com a desparasitação

Os animais convivem de perto connosco (e com outros animais) pelo que é necessário ter cuidado redobrado com os parasitas que eles, por vezes, transportam. Os donos devem usar os produtos adequados para manter pulgas e carraças bem longe dos seus cães.

Alimentação certa

A alimentação dos cães deve ser adequada às suas características. Por exemplo, se o animal estiver com perda anormal de pelo ou pelagem muito oleosa, tal deve ser tido em conta no momento de escolher a ração. Por outro lado, Laura Majó refere que “actualmente há muitos cães com alergias, pelo que devem fazer uma alimentação específica”. Em todos estes casos convém recorrer aos conselhos do veterinário.

Produtos de higiene adequados

Também os produtos de higiene usados devem ser adequados ao tipo de pelo e características da pele do animal, de forma a minimizar eventuais reacções alérgicas.

Escolher um centro de grooming

Entre as características que os donos devem procurar num centro de grooming contam-se, segundo Laura Majó, “a higiene e o profissionalismo”. Além disso, “é importante que seja um espaço agradável onde os cães se sintam bem”.

Depois de seguir todos estes conselhos verá que o seu fiel amigo vai sentir-se ainda melhor e mais brincalhão, redobrando a alegria com que o recebe à porta de casa todos os dias. Se é que isso é possível.

Tudo sobre o seu animal de estimação no novo site PET.