Crianças até aos 18 anos vão ter bombas de insulina gratuitas

Ministério da Saúde reforça que toda a população em idade pediátrica terá, até ao final de 2019, acesso gratuito a bombas de insulina para o tratamento de diabetes tipo 1. Um anúncio que já tinha sido feito em Outubro de 2016.

Foto
O Ministério da Saúde explicou que há uma necessidade de dotar a população e as famílias de capacidade e formação para utilização das bombas de insulina NFS - Nuno Ferreira Santos

Todas as crianças até aos 18 anos com diabetes tipo 1 vão ter acesso de forma gratuita a bombas de insulina dentro de dois anos, segundo informação oficial do Ministério da Saúde. Este anúncio já tinha sido feito em Outubro do ano passado, através de um despacho publicado em Diário da República.

Como adianta o PÚBLICO esta terça-feira, há 271 crianças com diabetes tipo 1 e com menos de 14 anos em lista de espera para implantação destes dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina, conhecidos como bomba de insulina.

O tratamento da diabetes tipo 1 pretende assegurar a cobertura até final de 2019 de toda a população em idade pediátrica, até aos 18 anos, de acordo com uma informação dada à Lusa por fonte oficial do ministério.

O alargamento do acesso a bombas de insulina vai ser feito por três fases: até final deste ano todas as crianças até dez anos terão cobertura assegurada e até fim de 2018 o mesmo acontece para todas as crianças até 14 anos.

Até final de 2019 será alargada a cobertura às bombas de insulina a toda a população pediátrica, até aos 18 anos.

Fonte oficial do ministério explicou à Lusa que este faseamento deve-se sobretudo à necessidade de dotar esta população e as famílias de capacidade e formação para utilização das bombas de insulina.

O Ministério da Saúde adianta ainda que, a par deste alargamento, foi realizado um processo de compra centralizado de bombas de insulina que permitiu uma poupança de 600 mil euros, constituindo uma redução de 45% face ao preço base.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários