Galiza e Norte de Portugal querem mais visitantes a atravessar o rio Minho

Dormidas de portugueses na Galiza aumentaram 17% nos primeiros oito meses deste ano. E o Norte quer ter mais galegos a visitar a região.

Foto
Santiago de Compostela atrai muitos portugueses à Galiza. LUSA/Lavandeira jr

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza querem aumentar "de ano para ano" o número de turistas portugueses e galegos entre as duas regiões, disseram hoje representantes das duas entidades.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza querem aumentar "de ano para ano" o número de turistas portugueses e galegos entre as duas regiões, disseram hoje representantes das duas entidades.

À margem de uma acção de promoção e intercâmbio entre a Agência de Turismo da Galiza e o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), que termina hoje em Santiago de Compostela, no âmbito do Memorando de Entendimento assinado entre as partes nos finais de 2015, a directora-geral do Turismo da Galiza, Nava Castro, declarou à Lusa que o objectivo daquela entidade é que os portugueses "conheçam os recursos singulares na Galiza" para que "ano após ano sejam muitos os turistas a visitarem a região".

"Dentro das linhas estratégicas de promoção para nos darmos a conhecer melhor ao turista estrangeiro, um dos nossos objetivos prioritários é o português", admitiu Nava Castro, acrescentando que a "proximidade com o país vizinho", não se mede apenas pelos "escassos quilómetros de distância", mas principalmente pelas "parecenças culturais", pelas "tradições e folclore", e também pela "gastronomia" e "vinhos.

O presidente da TPNP, Melchior Moreira, disse, por seu lado, que uma "adequada partilha de sinergias transfronteiriças" vai permitir ao Turismo do Norte de Portugal "aumentar a quota de mercado", "crescer em número de turistas" e "potenciar o aumento da estada média", gerando um "maior retorno dos investimentos realizados no âmbito dos Produtos Turismo de Natureza e Gastronomia e Vinhos".

"Temos noção da importância de Espanha e da Galiza, em concreto, para os nossos objetivos. Mais de 60% do nosso crescimento deve-se ao mercado interno o que nos mostra a importância da concretização desta parceria", acrescentou.

As dormidas dos turistas portugueses em hotéis na Galiza aumentaram 17% entre Janeiro e Agosto de 2017 face ao período homólogo de 2016, liderando o turismo internacional naquela região, informou o Turismo galego. Dados do Departamento de Promoção do Turismo da Galiza indicam que entre janeiro e agosto de 2017 foram registadas "247 mil dormidas de turistas portugueses em hotéis galegos", um valor que compara com as 205 mil dormidas dos portugueses no mesmo período em 2016.