A1 cortada durante quase nove horas devido a incêndio na Mealhada

A circulação automóvel foi restabelecida na Autoestrada do Norte pelas 22h10. A14, que foi encerrada nos dois sentidos no final da tarde, também já foi reaberta.

O lanço da Autoestrada do Norte (A1), entre o nó de Trouxemil/Coimbra Norte, de acesso a Coimbra e ao itinerário principal 3 (IP3) e nó da Mealhada, foi reaberto ao trânsito, disse à agência Lusa fonte da GNR na Mealhada.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O lanço da Autoestrada do Norte (A1), entre o nó de Trouxemil/Coimbra Norte, de acesso a Coimbra e ao itinerário principal 3 (IP3) e nó da Mealhada, foi reaberto ao trânsito, disse à agência Lusa fonte da GNR na Mealhada.

A circulação automóvel naquela via tinha sido cortada, nos dois sentidos, pelas 13h15 desta quinta-feira, devido ao incêndio florestal que, pelas 12h30, deflagrou em Barcouço, na Mealhada (distrito de Aveiro), perto do limite deste concelho com o município de Coimbra.

O trânsito foi restabelecido pelas 22h10 e processa-se normalmente, adiantou a mesma fonte.

A circulação na autoestrada 14 (A14), entre Coimbra e Figueira da Foz, já foi esta noite também reaberta à circulação, assim como a A1 interditadas devido aos fortes incêndios, informou a Brisa.

Fonte oficial da Brisa adiantou à agência Lusa que a circulação na A14 foi restabelecida cerca das 23h00, no troço entre Trouxemil/Coimbra Norte e o nó de Arazede, no concelho de Montemor-o-Velho, que dá acesso à estrada nacional 335, em ambos os sentidos, igualmente por causa do fogo que lavra na zona.

De acordo com a página da Protecção Civil na Internet, o incêndio florestal que deflagrou na freguesia de Barcouço, e que, entretanto, alastrou ao município de Montemor-o-Velho, estava, pelas 22h35, a ser combatido por 405 operacionais, apoiados por 122 viaturas.

Chamas já dominadas chegaram a ameaçar casas em Montemor-o-Velho

Também na zona de Coimbra, um incêndio em mato que deflagrou a meio da tarde desta quinta-feira em Tentúgal, Montemor-o-Velho, ameaçou casas junto à Estrada Nacional (EN) 111, mas foi dado como dominado às 20h30, disseram fontes da autarquia e bombeiros.

"O incêndio está dominado, mas foi muito complicado. Conseguimos contê-lo ao pé das casas, foi um excelente trabalho dos bombeiros e do meio aéreo", disse à agência Lusa Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. O autarca adiantou que as chamas ameaçaram "várias casas" e um stand de automóveis na zona da EN 111 — a estrada que liga Coimbra à Figueira da Foz e que se mantém cortada ao trânsito na zona de Tentúgal — entre aquela povoação e Meãs do Campo.

De acordo com a página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o fogo deflagrou às 16h48 desta quinta-feira e continua a ser combatido por 155 operacionais, apoiados por 41 viaturas e um helicóptero, que deixará de operar com a entrada da noite.