Trabalho e felicidade, ou como o “que existe não está a funcionar”

A pequena comuna italiana de Pergine Valsugana recebeu no fim-de-semana o Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade, um projecto coordenado pela Artemrede e com direcção artística da mala voadora. No final, ficaram mais perguntas do que respostas.

Fotogaleria

“Queremos controlar os meios de produção. Queremos liberdade absoluta, liberdade para criar. Se trabalharmos juntos, decidimos juntos. Participar é como estar apaixonado. Aqueles que não o fazem não sabem o que estão a perder. Queremos construir a nossa própria utopia, qual é o mal?”

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Queremos controlar os meios de produção. Queremos liberdade absoluta, liberdade para criar. Se trabalharmos juntos, decidimos juntos. Participar é como estar apaixonado. Aqueles que não o fazem não sabem o que estão a perder. Queremos construir a nossa própria utopia, qual é o mal?”

Estas palavras – que podiam ser de Marx mas são de Makis Anagnostou, líder sindical da Vio.Me, uma fábrica grega gerida por trabalhadores – resumem aquilo que se passou na pequena comuna italiana de Pergine Valsugana no fim-de-semana, mais concretamente no Seminário Internacional sobre Trabalho e Felicidade integrado na 42.ª edição do festival Pergine Spettacolo Aperto. A pergunta nos boletins de voto era directa: “Acha que podemos atingir a felicidade através do trabalho ou da preguiça?”

O trabalho ganhou, mas, dado o assunto ser tão complexo quanto parece e estar longe de caber em dicotomias, a discussão nas conversas, nos workshops e nos encontros acabou por ir mais além. Como repensar o trabalho e a nossa relação com ele numa sociedade pós-capitalista? Como não submeter a nossa identidade e a nossa vida a uma profissão? Como ganhar mais autonomia perante os patrões? Já dizia Walter Benjamim: “A catástrofe é que tudo assim continue." Makis Anagnostou, que chegou de Salonica até Pergine num ecrã com o punho esquerdo bem erguido, através do documentário Next Stop: Utopia (2015) do realizador grego Apostolos Karakasi, deu algumas pistas.

Dar pistas e gerar perguntas era, aliás, o principal objectivo deste seminário, que constituiu o primeiro passo do projecto A Manual On Work And Happiness, com direcção artística da companhia mala voadora e coordenação da Artemrede, estrutura portuguesa de cooperação e programação cultural, em parceria com o festival Pergine Spettacolo Aperto, o Teatro Municipal e Regional de Patras, na Grécia, e o L’Arboreto – Teatro Dimora, em Itália. O projecto vai culminar, em 2018, num espectáculo dirigido pelo encenador Jorge Andrade, da mala voadora, com cenografia de José Capela e texto do dramaturgo espanhol Pablo Gisbert, co-director da companhia El Conde de Torrefiel, que irá passar por Grécia, Portugal e Itália.

“Não vamos fazer um tratado, vamos fazer um espectáculo”, deixa bem claro José Capela, da mala voadora, responsável pela programação do seminário em conjunto com Carla Esperanza Tommasini, co-directora artística do festival. “Não é a profundidade de análise que há no universo académico nem o rigor documental que interessa. É tudo uma espécie de matéria-prima para se ser livre, senão não tem graça nenhuma”, justifica o cenógrafo. Essa “abordagem intuitiva” sustentou o próprio desenho do seminário, onde se procurou estabelecer um ponto de equilíbrio entre a prática artística, a sociologia e a filosofia.

Numa encruzilhada

Encaixada entre as montanhas da região nortenha de Trentino-Alto Ádige, a poucos quilómetros da fronteira com a Áustria, a 20 minutos de Trento e com perto de 20 mil habitantes, Pergine Valsugana parece convidar à desaceleração. Famílias conversam e jogam nos lagos de água azul dourada pelo sol, turistas austríacos de bicicleta dizem “Hallo” a quem passa. No centro, passeiam-se os cães, fala-se com o vizinho, comem-se (muitos) gelados e brioches de marmellata di albicocche. Sem pressas. Na sexta, quem passava pelas ruas ao final da tarde era surpreendido pela instalação-performance Field Work 2, dos croatas Vanja Babic e Bojan Mucko, o tiro de partida do seminário. Um muro itinerante em que o público era convidado a mover tijolos de um lado para o outro, numa metáfora da necessidade de pensar e agir como um colectivo.

A poucos metros, numa instalação interactiva, duas representantes da plataforma europeia N.O.W. New Open Working Process For The Performing Arts questionavam os processos estruturados e hegemónicos do trabalho artístico, apelando a uma renegociação da hierarquia entre artistas, programadores, financiadores e públicos. E de que maneira isso poderia estender-se à vida quotidiana. Para José Capela, o trabalho artístico pode ser um prólogo para uma mudança de direcção. “Se por um lado é trabalho e é fundamental que seja considerado como tal, política e socialmente, ao mesmo tempo é um trabalho que poderia ou deveria permitir uma relação com o tempo tão livre que tem a ver com a ideia de não fazer nada”, diz. “Porque o trabalho artístico é puramente especulativo, um exercício de liberdade, não se coaduna com qualquer funcionalismo e positivismo. E isso é o contrário do que se passa hoje, sobretudo entre os programadores. A arte tem de ser justificada com todo o tipo de motivos, menos os artísticos.”

No fundo, isto implica também uma procura de novas formas de felicidade numa sociedade em que a distinção entre vida e trabalho está cada vez mais diluída. “O trabalho tornou-se uma religião”, afirmou a filósofa e investigadora britânica Nina Power no debate Happiness Calling, o ponto alto do seminário, que aconteceu sexta à noite com um painel composto por mais três oradores – a teórica feminista e investigadora Helen Hester, o arquitecto Santiago Cirugeda e o cineasta Apostolos Karakasi –, e com moderação de Riccarda Zezza, que ia lançando perguntas para o público discutir com o colega do lado.

É uma encruzilhada: o sistema capitalista exige que as pessoas trabalhem de modo a poderem (sobre)viver, mas é cada vez mais incapaz de gerar trabalhos suficientes, não precários e com salários dignos. Para Nina Power, é preciso uma “mudança estrutural” e necessariamente colectiva: tentar encontrar soluções de auto-gestão que visem não “o lucro de outrem” mas das comunidades. Para isso é preciso “pensar em alternativas às ideias mercantilizadas de trabalho e felicidade”, arranjar novas formas de redistribuir o dinheiro (faltou tempo para um debate sobre o rendimento básico universal), mudarmo-nos a nós próprios. Como fez uma parte dos trabalhadores da Vio.Me, que em 2012, perante a falência da fábrica, o desemprego e uma Grécia varrida pela crise, decidiu tomar as rédeas da produção e criar um modelo assente na democracia directa, sem patrões.

Claro que não deixou de ser um processo agridoce, em constante conflito com as autoridades. “O dinheiro não foi a sua motivação”, disse Apostolos Karakasi, o realizador de Next Stop: Utopia, documentário onde ficou gravada para a posteridade a pequena revolução deste grupo que influenciou outras fábricas auto-geridas na Europa. “Queriam saber se tinham esperança, outra via”, acrescentou Riccarda Zezza à conversa, dizendo, num lance de optimismo, que “estamos num tempo em que tudo é possível porque o que existe não está a funcionar”. “Para eles foi uma forma de tentar reclamar a felicidade”, concluiu Karakasi, trazendo a palco uma citação de Rolling Stones: “You can't always get what you want/ But if you try sometimes well you might find/ You get what you need.”

Trabalho vs. preguiça?

Para Santiago Cirugeda, tudo se resume assim: “Ser feliz é quando se é livre para decidir.” O arquitecto espanhol, conhecido por ocupar o espaço público através de projectos sustentáveis erguidos juntamente com as comunidades locais – e geralmente “contra os governos” –, considera que andamos a perder demasiado tempo na academia. “É preciso fazer acontecer. Não fiquem à espera de conseguir o apoio dos governos para projectos colectivos. Quando vos dizem que é ilegal, procurem as leis que dizem isso. Muitas vezes não são como dizem as autoridades.”

Do lado da academia, Helen Hester falou sobretudo da automatização do trabalho em conexão com o feminismo, estabelecendo a ponte com o tema desta edição do Pergine Spettacolo Aperto, as questões de género. A investigadora focou o facto de as mulheres serem as mais afectadas no processo de robotização do trabalho, com “cinco trabalhos perdidos por cada trabalho conseguido”, enquanto as máquinas e as apps de assistência virtual, maioritariamente com vozes femininas, continuarem a perpetuar a noção de trabalho “feminizado”: a construção social da mulher como mais apta para o trabalho de serviço, o trabalho afectivo. Por outro lado, “a exploração do trabalho de assistência social e do trabalho doméstico”, muito dele nas mãos de mulheres e, sobretudo, de mulheres imigrantes, continua “a não ser devidamente discutida”. E a discussão é longa. “É difícil falar da experiência de uma mulher no mercado de trabalho capitalista sem falar de todas as formas de opressão: racismo, classismo, transfobia”, apontou Helen Hester – e, nesse sentido, teria sido pertinente ter um painel de oradores mais diverso.

No último dia do seminário, sábado, prolongou-se o debate, mas em duas actividades diferentes. O workshop orientado pelas belgas Incompany, em que os participantes, munidos de disfarces e num jogo de role-play, foram desafiados a examinar o seu comportamento pessoal no trabalho, em casa e no tempo livre, e a pensar em como construir versões mais saudáveis desses momentos. No lazyshop, dirigido pela performer Christina Schultz, a proposta final não era muito diferente: em vez de roupas havia almofadas, textos de vários autores (com destaque para Hannah Arendt) e exercícios sobre as possibilidades de usar “o não fazer nada como ferramenta de resistência e crítica, de aprendizagem para dizer não”.

No fundo, é como dizia Nina Power: “A oposição do trabalho não é preguiça. Há outras imagens de tempo livre sobre as quais somos quase proibidos de pensar." O escritor Robert Louis Stevenson já o sabia no século XIX: “O chamado ócio, que não consiste em não fazer nada, mas sim em fazer muitas das coisas não reconhecidas pelas formulações dogmáticas da classe dominante, tem tanto direito a afirmar a sua posição como o trabalho.” 

O PÚBLICO viajou a convite da Artemrede