Ir ao ginásio ou caminhar são os exercícios preferidos dos portugueses

Sete por cento preferem a corrida e apenas 3% dizem usar a bicicleta com regularidade

Foto
Miguel Manso

Ir ao ginásio e fazer marcha ou caminhada são as actividades físicas preferidas dos portugueses com 15 ou mais anos, indicam os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Actividade Física (2016) que recentemente foi apresentado.

Da amostra total, e quando questionados sobre o exercício físico que fazem regularmente, 11% optam pelo ginásio e 11% fazem marcha ou caminhada. Estas são as actividades preferidas dos inquiridos (amostra de 2256 pessoas), bem mais do que o futebol (4%) ou do que o uso da bicicleta ou ciclismo (3%).

Em terceiro lugar nesta lista de preferências, surge a corrida/atletismo (7%) e, em quarto, a hidroginástica/natação, com 4%, a par do futebol/futsal e da ginástica. A percentagem de pessoas que afirma usar a bicicleta várias vezes por semana é semelhante à que afirma dançar com regularidade.

As actividades de mar, natureza e aventura são preferidas por apenas 1% do total. A corrida, o futebol e o uso da bicicleta são actividades com grande predominância no sexo masculino, enquanto a ginástica (por exemplo, em idosos), a marcha e a dança predominam no sexo feminino.