A escultura ajuda Marita Moreno a desenhar sapatos

Artista plástica apresenta colecção Primavera/Verão de sapatos originais e arrojados.

Os sapatos e as malas estão expostos como se fossem peças de joalharia, em cima de colunas e em vitrines fechadas à chave. São exclusivos já que de cada modelo são fabricados apenas 100 pares e são vendidos em lojas e concept stores seleccionadas – do Porto a Los Angeles.

"Há dias mandei duas malas para duas clientes norte-americanas e escrevi o nome delas. Ficam contentíssimas, sou eu mesma que escrevo o nome e torno-as peças exclusivas", conta ao Life&Style Marita Setas Ferro, que prefere que a tratem por Marita Moreno, o nome da sua marca de acessórios de moda.

A marca lançou nesta terça-feira a colecção Primavera/Verão e revela um calçado original e arrojado. A fundadora e directora criativa inspira-se no seu trabalho na área da escultura para moldar sapatos com plataformas modelados, como são os sapatos da colecção What About the Skin.

Ao todo, em Lisboa, Marita Moreno apresenta quatro linhas – What about the Skin, Dali, Miramar e Summer Clouds. E é com entusiasmo que a artista apresenta o seu trabalho todo feito com materiais locais e naturais, em fábricas nacionais, assegura. "É importante que as pessoas saibam quem fez os seus sapatos", continua. 

A marca surgiu em 2008, mas agora Marita está mais centrada na promoção da mesma, embora não resista a contar quando vai ter outras exposições de escultura ou quando vai dar formação na área do design, outra das suas actividades. "Agora vou para os Açores", confidencia a designer que foi também professora na Escola Árvore, no Porto. Antes, Marita Moreno estava mais centrada em produtos têxteis, mas agora redireccionou-se para o calçado e acessórios como carteiras e malas.

Marita começa por mostrar a colecção What About Skin onde a pele dos sapatos é da cor da pele, mas com vivos coloridos. Os sapatos de homem têm apontamentos que parecem de pele de crocodilo e os das mulheres são inspirados nos azulejos, tal como as malas e carteiras.

A colecção Miramar, que foi buscar o nome à praia de que Marita gosta, é toda ela "vegan", brinca a criadora, ou seja, é toda feita com materiais de origem natural. "Nem sequer usei a cera de abelha que se costuma por nos atacadores", assegura. Chama-se Miramar porque os tecidos têm as risquinhas dos toldos da praia, "mas muito fininhas" e as solas são de cortiça. "É um sapato descontraído de Verão", define a autora. 

A pensar na estação do calor, a Summer Clouds inspira-se nas nuvens e como estas assumem diferentes formas.

Já a colecção Dali nasceu de um pedido de um amigo que gostava de ter um sapato mais formal, mas que fosse original. Marita inspirou-se nos relógios de Dali. "Todo o sapato parece distorcido", ri. O sucesso tem sido tanto que na próxima colecção fará modelos para mulher, já que actualmente está a vender os números mais baixos a senhoras. "As americanas têm os pés maiores", diz.

Os EUA têm sido um bom mercado, sobretudo Los Angeles – "as celebridades gostam de peças originais", avalia –; na Europa tem apostado na Alemanha e no Reino Unido, mas também quer entrar no mercado escandinavo. Por cá, está nas lojas The Feeting Room e em algumas concept stores. "Além do site, vendo muito online", informa.

A marca aposta ainda na customização e desafia os clientes a desenvolverem o seu próprio produto, através de combinação de diferentes materiais, cores e texturas. "Os clientes gostam muito de produtos únicos", conclui.