A arte cinética de Felipe Pantone em Lisboa

O artista argentino, conhecido internacionalmente pelas intervenções urbanas com formas geométricas muito elaboradas, inaugura esta sexta-feira a sua primeira exposição individual em Portugal, na galeria Underdogs.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Tem por título Artifact to Human Communication, tem inauguração esta sexta-feira na galeria Underdogs, em Lisboa, e trata-se da primeira exposição individual em Portugal do conhecido artista argentino, que cresceu em Espanha, Felipe Pantone.

Conhecido pela utilização de cores fortes, pelos padrões geométricos e pelas alusões à arte pop, o artista tem-se destacado desde 2006, quer no campo da arte urbana, com criações de rua, quer nos espaços expositivos convencionais. O seu trabalho funde elementos arrojados do design gráfico com formas geométricas muito elaboradas, criando dessa forma uma estética hipermoderna que complementa ou reage à modernidade crua das paisagens urbanas.

No caso concreto da exposição na Underdogs, o artista irá apresentar uma reflexão sobre a natureza da obra de arte e da comunicação nesta era de informação excessiva. Na sua visão, aquilo que diferencia a obra de arte de um objecto utilitário é que “a obra fala, diz coisas". "Um sapato permanece bom enquanto cumpre a sua função e quando não me fala. Quando me começa a doer, deixa de ser utilitário”, reflecte.

Foto

Uma obra de arte não deve ser um mero objecto de contemplação, mas sim de interacção, acredita Pantone, no sentido da procura de informação que estimule o pensamento criativo. Para ele o excesso de informação “só é prejudicial quando o sujeito se dedica exclusivamente a receber”. Ou seja, são necessários espectadores activos, dispostos a fazer perguntas e capazes de discernir entre aquilo que é valioso e aquilo que é inconsequente no mar de sobreinformação em que vivemos.

Como tem acontecido com outros artistas que têm exposto ao longo dos últimos anos na Underdogs – uma plataforma cultural que visa criar espaço na cena da arte contemporânea para artistas ligados às novas linguagens da cultura gráfica e visual de inspiração urbana –, está também previsto que Felipe Pantone venha a criar um mural na cidade de Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar