Fundação Dalí compra uma das primeiras obras do pintor

Figura de Perfil retrata a sua irmã Ana María, em 1925. Custou 2,1 milhões de euros num leilão na Bonhams, em Londres.

Foto
Figura de perfil, uma obra de 1925 EPA

Era uma obra pouco conhecida, e cujo paradeiro permanecia incerto desde há quase um século, mas surgiu inesperadamente no catálogo de um leilão de impressionismo e arte moderna em Londres, e a Fundação Gala-Salvador Dalí não desperdiçou a oportunidade de a adquirir e integrar na sua colecção: Figura de Perfil (a irmã Ana María), uma pintura a óleo (74,2 x 50cm) que retrata a irmã do pintor catalão, em 1925, na praia de Es Sortell, na Costa Brava, foi arrematada por 2.109.630 euros na casa Bonhams.

Em comunicado difundido após a compra, a fundação classifica esta incorporação como “muito positiva, porque contribui para enriquecer a colecção com o conhecimento da técnica pictórica do artista nos anos anteriores à sua adesão ao grupo surrealista”. E adianta que este retrato vem acrescentar-se a outros que a fundação já possuía representando Ana María Dalí y Domènech (1908-1989), que foi a primeira musa do pintor durante a década de 1920 – o que levou especialistas na sua obra a falar mesmo de uma “época Ana María” no percurso de Dalí, anterior à fase depois mais mediatizada.

Figura de Perfil – bem como Figura de Costas, outra pintura da sua irmã, que Dalí fez igualmente em 1925, e que a fundação adquiriu em 2009 – fez parte do acervo da primeira exposição individual na carreira do artista, apresentada na galeria Dalmau, em Barcelona, em 1929. Neste mesmo ano, Dalí conheceu Gala (1894-1982) – então casada com o escritor surrealista francês Paul Éluard –, e a sua vida mudou: a russa tornou-se a mulher e musa do pintor, que simultaneamente abraçou a causa do surrealismo.

A partir dessa altura, a relação de Salvador Dalí com a sua irmã Ana María e o resto da família nunca mais foi a mesma. E tornou-se ainda mais problemática – recorda o jornal La Vanguardia – quando o pintor publicou, em 1942, a autobiografia A Vida Secreta de Salvador Dalí, à qual Ana María respondeu, sete anos depois, com Salvador Dalí Visto pela Sua Irmã.

A aquisição de Figura de Perfil vai também permitir à Fundação Gala-Salvador Dalí actualizar o catálogo raisonné do pintor, já que no actualmente existente aquela obra aparece referida tendo paradeiro desconhecido, e reproduzida apenas a preto-e-branco, em formato incompleto e sem a assinatura do artista.

Segundo a informação prestada pela Bonhans, Figura de Perfil foi comprado, aquando da exposição em Barcelona em 1929, pelo farmacêutico Joaquim Cusí, tendo depois passado para a filha e herdeira deste, até que em 1950 foi adquirido por um coleccionador privado. A leiloeira britânica não divulgou a identidade do proprietário que agora colocou o quadro em leilão.

Sugerir correcção
Comentar