Trump decide faltar ao jantar com os correspondentes da Casa Branca

O jantar "tem sido e continuará a ser uma celebração do papel importante desempenhado por uma imprensa independente", afirmou Jeff Mason, que lidera actualmente a Associação dos Correspondentes da Casa Branca.

Foto
Trump mantém uma relação tensa com a imprensa, chamando os jornalistas de "inimigos do povo" Reuters/YURI GRIPAS

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou este sábado que não vai comparecer ao jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca, um evento que atrai celebridades, políticos e jornalistas. "Não vou ao jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca este ano", escreveu Trump no Twitter.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou este sábado que não vai comparecer ao jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca, um evento que atrai celebridades, políticos e jornalistas. "Não vou ao jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca este ano", escreveu Trump no Twitter.

Durante a campanha eleitoral e também na Casa Branca, Trump tem mantido relações tensas com a imprensa, chamando os jornalistas de "inimigos do povo" e criticando com frequência órgãos de comunicação e jornalistas cujo trabalho não gosta.

A associação afirma que vai manter o jantar de 29 de Abril apesar da ausência de Trump. O jantar "tem sido e continuará a ser uma celebração da Primeira Emenda e do papel importante desempenhado por uma imprensa independente numa república saudável", afirmou Jeff Mason, correspondente da Reuters na Casa Branca, que lidera actualmente aquela organização.

O evento em Washington atrai, por norma, estrelas de cinema, políticos e empresários, que se reúnem para ouvir o discurso habitualmente bem humorado do Presidente em exercício. Ronald Reagan foi o último presidente a ausentar-se do evento, depois de sofrer uma tentativa de assassinato em 1981.

Algumas empresas como a Bloomberg News e a revista New Yorker anunciaram que não vão organizar as tradicionais after-parties que têm sido comuns em jantares anteriores.

O anúncio da ausência do Presidente Trump acontece depois de, nesta sexta-feira, a Casa Branca ter impedido vários órgãos de comunicação de participar num briefing informal realizado pelo secretário de imprensa da Casa Branca. Não foi permitida a entrada de jornalistas da CNN, New York Times, Politico, The Los Angeles Times e BuzzFeed na sessão com o secretário de imprensa Sean Spicer, uma decisão controversa que gerou duros protestos.

O jantar anual da Associação dos Correspondentes da Casa Branca por vezes torna-se também notícia. Em 2011, o presidente Barack Obama fez uma piada sobre Trump – que já na altura questionava a veracidade da certidão de nascimento que mostra que Obama nasceu em território americano –, sugerindo que o magnata, que se encontrava na audiência, podia “recomeçar a interessar-se por questões mais importantes como ‘será que conquistámos mesmo a lua?’”.