Flippers no MNAA, Beckett em Cuba, suor no Lux

Rodrigo García, Tania Bruguera e Cecilia Bengolea são alguns dos criadores estrangeiros com trabalhos a estrear na BoCA.

Fotogaleria

Cecilia Bengolea

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cecilia Bengolea

Da penetração anal (Pâquerette) ao twerk (Altered Natives Say Yes To Another Excess), passando pelo voguing dos anos de glória do Harlem ((M)IMOSA) e pela cena grime londrina (Dub Love), poucas linguagens corporais são estranhas a Cecilia Bengolea, cujo trabalho de aproximação à dança dita vernacular tem passado regularmente por cá. Desta vez, leva ao Lux, a 6 de Abril, o resultado das suas idas e vindas à Jamaica, cujo excêntrico património musical e coreográfico cruzará, em Buss Dem Head, com a tradição sonora africana tal como Nigga Fox a tem transfigurado.

Rodrigo García
O confronto com o cânone da pintura ocidental é um tópico recorrente, para não dizermos obsessivo, da prática teatral de Rodrigo García, o dramaturgo e encenador que a Europa continua, apesar dos seus 52 anos, a tratar por enfant terrible. Convidado pela BoCA a visitar a colecção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), fixou-se nas Tentações de Santo Antão e inventou a partir delas uma máquina de flippers modificada que o visitante será convidado a usar no espaço teoricamente sagrado do museu. Pinball Bosch: Venha jogar com Deus e o diabo fica no MNAA de 17 de Março a 30 de Abril.

Tania Bruguera

Com um corpo de trabalho que tanto se inclina para a instalação como para a performance — mas que nunca perde de vista o ponto prévio de que a arte é a continuação da política por outros meios —, Tania Bruguera (Havana, 1968) estreará na BoCA a sua primeira encenação a partir de um texto teatral canónico: Fim de Partida, de Beckett, que chega ao Teatro Nacional São João a 20 e 21 de Abril. Detida mais do que uma vez pelas suas provocações ao regime castrista, Bruguera é a fundadora do Instituto de Artivismo Hannah Arendt, que desde 2015 trabalha para a mudança em Cuba.