Australianos criam roupa que se limpa sozinha ao sol

E se, em vez do sabão e do amaciador, precisássemos só de sol para lavar as nossas roupas? Uma equipa da Universidade RMIT, na Austrália, diz-nos como

Foto
DR RMIT University

Uma equipa da Universidade RMIT, na Austrália, criou roupa que se “lava” sozinha ao sol. Como? Através do seu tecido composto por nano-partículas que conseguem eliminar resíduos com um pouco de energia solar.

As nano-partículas são criadas à base dos elementos químicos da prata e do cobre que têm reacção ao sol. A exposição ao sol destes elementos químicos faz com que os electrões aqueçam e com que o calor impulsione energia suficiente para degradar a matéria orgânica. Os elementos químicos foram escolhidos através de um processo de experimentação onde foram mergulhados em várias soluções líquidas compostas chegando, deste modo, à fórmula mágica.

“O próximo passo será testar estes têxteis na limpeza de matérias orgânicas mais relevantes para os consumidores, como é o caso das nódoas mais comuns de molho de tomate ou de vinho”, disse Rajesh Ramanathan, líder da equipa de investigação, em comunicado.

Foto
DR RMIT University

A ideia não é nova: uma equipa de investigação chinesa já tinha feito tal descoberta, mas seria necessária uma exposição solar mais prolongada. Com este produto "made in Australia", são necessários apenas seis minutos ao sol para eliminar a sujidade. Será o fim da era das máquinas de lavar?

Foto
DR RMIT University